Justiça

MP vai ingressar com ação pública para que Estado repare danos no teto do HGE

Por 7Segundos 23/04/2018 10h10
MP vai ingressar com ação pública para que Estado repare danos no teto do HGE
Chuvas fortes atingem ala de pediatria do HGE - Foto: Cortesia

Após a constatação dos estragos causados pelas fortes chuvas no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, no último domingo (22), o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) informou, nesta segunda-feira (23), que vai ingressar com nova ação pública para que o Estado repare urgentemente o teto do setor de pediatria da unidade hospitalar. 

Segundo a assesoria de comunicação do MPE/AL já existe uma Ação Civil Pública (ACP), ajuizada em 2016, que pede a reestruturação completa do HGE. Na petição, o MPE/AL requere reformas necessárias capazes de garantir melhor atendimento à população, profissionais das mais diferentes áreas de atuação, medicamentos, alimentos e rouparia. 

Ainda nesta segunda (23), a promotora de justiça e autora da ação, Micheline Tenório, da Promotoria de Justiça Coletiva de Defesa da Saúde Pública, vai reiterar junto ao Poder Judiciário o pedido para que a ACP seja julgada. Também ainda hoje, uma nova ACP deverá ser ajuizada de modo que reparos urgentes no teto possam ser feitos a fim de que, especialmente, a área de pediatria não seja ainda mais prejudicada.

O outro lado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou por meio de nota à imprensa, no domingo (22), que o problema foi pontual e não interferiu na rotina dos demais setores do HGE.

Ainda segundo a Sesau, o Serviço de Engenharia foi mobilizado para resolver a questão, no intuito de evitar transtornos e manter a excelência no atendimento do maior hospital do Estado.

"A gerência do HGE informa que as crianças, acompanhantes e servidores unicamente do setor Pediatria estão relocadas em outro espaço, sem comprometer o tratamento e afetar a assistência prestada por nossos qualificados profissionais de saúde", concluiu a nota.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que as fortes chuvas que castigam Maceió neste domingo (22), e que afetam diversos prédios, inclusive privados, ocasionaram, de forma pontual, vazamentos na pediatria do Hospital Geral do Estado (HGE), não interferindo na rotina dos demais setores.

Acrescenta que o Serviço de Engenharia está mobilizado para resolver a questão, no intuito de evitar transtornos e manter a excelência no atendimento do maior hospital do Estado.

A gerência do HGE informa que as crianças, acompanhantes e servidores unicamente do setor Pediatria estão relocadas em outro espaço, sem comprometer o tratamento e afetar a assistência prestada por nossos qualificados profissionais de saúde.