Justiça

Justiça manda soltar 137 dos 159 presos em festa de milicianos no RJ

Familiares que estavam na frente do fórum comemoraram e se emocionaram

Por G1 25/04/2018 17h05
Justiça manda soltar 137 dos 159 presos em festa de milicianos no RJ
Justiça manda soltar 137 dos 159 presos em festa de milicianos no RJ - Foto: G1

O juiz Eduardo Marques Hablitschek, da 2ª Vara Criminal de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, revogou nesta quarta-feira (25), a prisão preventiva de 137 dos 159 presos na operação policial de combate à milícia realizada no dia 7 de abril também na Zona Oeste.

Cerca de 50 familiares dos presos na festa de milicianos na Zona Oeste do Rio, aguardavam desde o início da manhã a libertação dos parentes. O clima foi de emoção e comemoração ao receber a notícia da liberdade dos parentes. Eles se reuniram e fizeram uma oração de agradecimento pela liberdade dos presos.

Pedido do Ministério Público

A decisão atende a um pedido feito pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. No pedido, o MP dizia que, não havia, até o momento, provas efetivas que permitissem o oferecimento de denúncia contra os presos. Por isso, o órgão defende a permanência na cadeia de 21 suspeitos e pedia a liberdade para 137 presos.

No entanto, o texto do pedido de liberdade deixa claro que não há nenhuma ilegalidade na ação policial, tampouco na decisão da Justiça que determinou a prisão dos 159 participantes da festa.

O pedido foi feito com base num levantamento da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) sobre a situação de todos os presos na madrugada do dia 7.

Expedição dos alvarás de soltura

A partir de agora, após a decisão judicial, os alvarás de soltura serão expedidos e encaminhados para a Polinter. Após esse trâmite, os documentos serão entregues à Secretaria de Administração Penitenciária para a soltura dos presos.

Na decisão, o juiz determina ainda que os fuzis e munições apreendidas sejam entregues à Polícia Civil do Rio com a finalidade de combater “o crime organizado”.

Luciene da Silva, mãe de Rafael Silva de Lima, comemorou bastante a liberdade do filho. Ao G1, ela afirmou que ficou aliviada com a decisão já que Rafael nunca tinha ficado fora de casa tanto tempo.

“Eu fiquei ontem aqui na porta o dia todo, hoje o dia todo, só esperando essa vitória. Não sei se essa vitória veio tarde ou na hora, mas era tudo o que a gente precisava. Agora é bola pra frente. Eu acredito que ele até tenha perdido o emprego, ele fazia curso de mecânica industrial no Senai, nunca faltava o emprego. Mas agora é bola pra frente. Estou aliviada, não vejo a hora de encontrar com ele. Ele nunca ficou tanto tempo fora de casa”, disse.