Meio ambiente

Festival Cultural das Águas movimenta cidades do Litoral Sul de Alagoas

Evento terá ações para conscientizar sobre a importância do uso correto da água e pretende atrair mais de mil pessoas na 2ª edição

Por Agência Alagoas 26/04/2018 08h08
Festival Cultural das Águas movimenta cidades do Litoral Sul de Alagoas
Festival levanta discussão sobre sustentabilidade e tem apoio do Governo do Estado - Foto: Kaio Fragoso

A água, tão essencial à manutenção da vida, é a protagonista do 2º Festival Cultural das Águas que acontecerá entre os dias 27 de abril e 6 de maio, nos municípios de Barra de São Miguel e Marechal Deodoro, Litoral Sul de Alagoas. Com uma programação cultural e pedagógica extensa, o evento irá unir comunidade acadêmica, entidades governamentais e sociedade civil para debater medidas de uso e conscientização deste recurso natural, com atrações culturais e gastronômicas.

O evento tem início na próxima sexta-feira (27), com abertura oficial às 19h, na Villa Niquim, com apresentação do Balé das Águas da Barra de São Miguel, premiação do concurso de poesia e redação, e apresentação do coral “Águas que cantam”. Já no sábado (28), o Festival segue com campeonato de futevôlei, mutirão de limpeza do Rio Niquim e show cultural com Wilma Araújo, durante a noite.

Como parte da programação do Festival também acontecem campeonatos de Beah Westerling, Futevôlei, Surf e Beach Tennis, além de cavalgada, circuito de palestras, mutirão de limpezas, plantio de árvores, caravanas ambientais e gincanas.

Pelo segundo ano consecutivo, o Festival Cultural das Águas é organizado pela Associação das Empresas da Barra de São Miguel (Aembar), com patrocínio do Sebrae, Casal e Altavistta e com o apoio de diversos órgãos do Governo de Alagoas, como as Secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedetur), Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto de Meio Ambiente (IMA/AL). Além das Prefeituras Municipais de Barra de São Miguel e Marechal Deodoro.

Gerar ações em prol do uso consciente dos recursos naturais e dos ideais de sustentabilidade é essencial para uma região onde esses itens são essenciais a setores da economia como o turismo. É o que afirma o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.

“A Barra e Marechal Deodoro estão em um contexto ambiental e turístico de destaque, com mangues, rios e praias cartões postais de nosso Estado. Nesse contexto, o Festival Cultural da Água vem para fomentar a sustentabilidade e a preservação deste recurso natural tão importante para o turismo e para a sociedade em geral”, explica o secretário Rafael Brito.