Geral

Nota Fiscal de Serviços de Maceió já pode ser emitida pelo celular

Empresários têm que se cadastrar no portal do GissOnline

Por Secom Maceió 26/04/2018 14h02
Nota Fiscal de Serviços de Maceió já pode ser emitida pelo celular
Nota Fiscal de Serviços de Maceió já pode ser emitida pelo celular - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maceió disponibilizou o sistema GissOnline para celular. Agora, a Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) pode ser emitida de qualquer smartphone Android e IOS, inclusive sem conexão com a internet. O aplicativo já está em funcionamento e pode ser baixado de qualquer loja virtual, gratuitamente.

De acordo com Alexandre Lopes, diretor tributário da Secretaria Municipal de Economia (Semec), o aplicativo servirá como um estímulo para que os empresários emitam a nota fiscal sem qualquer burocracia e para os contribuintes que terão, de forma mais eficiente, o acesso ao documento, um direito de qualquer cidadão.

“Muitas empresas de serviço, hoje, deixam de emitir a nota fiscal com a justificativa de não ter um computador acessível para isso. Com o aplicativo, não haverá mais este problema. A maioria das pessoas tem celular, basta baixar o aplicativo, que conseguirá emitir a nota fiscal com apenas um clique, atendendo ao pedido dos clientes e cumprindo sua obrigação fiscal”, destacou Alexandre.

Para usufruir do aplicativo, o empresário tem que se cadastrar no portal do GissOnline, acessando http://portal.gissonline.com.br/, que pode também ser encontrado no site da Prefeitura de Maceió (http://www.maceio.al.gov.br/), na aba Empresário, clicando na opção Nota Fiscal Eletrônica (GISS). Para gerar a nota, basta preencher os dados do consumidor do serviço com: CPF/CNPJ, código do serviço, e-mail e valor cobrado e finalizar o processo. Quando a nota é gerada pelo celular, ela é encaminhada para o e-mail do cliente que solicitou o documento. A nota fiscal é enviada diretamente para o sistema, assim que o contribuinte tiver acesso à internet.

Segundo o secretário municipal de Economia, Fellipe Mamede, a Prefeitura de Maceió está sempre focada na utilização de ferramentas de inovação e tecnologia para facilitar a vida dos cidadãos maceioenses.

“Estamos criando novos mecanismos de gestão, utilizando de ferramentas como esta. Este aplicativo do GissOnline é um estímulo ao exercício da cidadania fiscal e, sem dúvida, nos permitirá colher melhores resultados na arrecadação, porque pode ser considerado, inclusive, um instrumento de combate à sonegação fiscal. É uma ação que beneficia o cidadão maceioense, as empresas, que são nossos contribuintes, e a própria gestão municipal”, disse Mamede.

Estacionamentos, salões de beleza, academias, oficinas mecânicas, hotéis escolas, clínicas de estética e saúde, entre outros estabelecimentos, são segmentos que podem ser beneficiados com a ação.