Geral

Seminário da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos tem como tema Libras

O processo histórico da construção da Lei Brasileira de Inclusão, os direitos e o Estatuto das Pessoas com Deficiência fizeram parte do ciclo de debates

Por 7Segundos, com Agência Alagoas 26/04/2018 20h08
Seminário da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos tem como tema Libras
Seminário discutiu os avanços da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e sua importância como meio de acessibilidade e comunicação - Foto: Tácila Clímaco

A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) promoveu, na tarde desta quinta-feira (26), o ‘Seminário em Comemoração ao Dia Nacional da Libras’, celebrado no dia 24 de abril.

O evento, realizado no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), objetivou discutir os avanços e as novas conquistas da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e refletir sobre sua importância como meio de acessibilidade e de comunicação.

O processo histórico da construção da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), os direitos e o Estatuto das Pessoas com Deficiência, entre outros temas, fizeram parte do ciclo de debates e palestras do seminário.

Na ocasião foi apresentado o relatório da Subcomissão Especial de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, que discutiu a regulamentação do exercício profissional dos intérpretes, guia-intérpretes e tradutores de Libras.

Também foi ressaltado o trabalho desenvolvido pela Central de Interpretação de Libras (CIL), que faz parte da estrutura da Semudh e tem como propósito promover a acessibilidade, garantir o atendimento especializado e de qualidade às pessoas com deficiência auditiva e surdas por meio da tradução e interpretação da Libras. Além da CIL instalada na capital alagoana, o Governo do Estado inaugurou, no final do ano passado, a do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia.

“Eventos como esse mostram à sociedade como é importante falar sobre inclusão. A Língua Brasileira de Sinais garante a socialização e a interação do surdo na sociedade”, afirmou a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Claudia Simões.