Educação

Estudantes resgatam memórias da mais antiga escola de União dos Palmares

Comemorações na Escola Estadual Rocha Cavalcanti se encerram neste sábado com um baile

Por Agência Alagoas 28/04/2018 17h05
Estudantes resgatam memórias da mais antiga escola de União dos Palmares
Estudantes resgatam memórias da mais antiga escola de União dos Palmares - Foto: Valdir Rocha

Uma semana de celebração à pioneira da Educação em União dos Palmares. Assim pode ser definida a festa dos 90 anos da Escola Estadual Rocha Cavalcanti, a mais antiga instituição de ensino do município do Vale do Mundaú.

A unidade de ensino - que formou muitos professores e professoras do antigo magistério (curso normal) e hoje oferta o ensino médio integrado aos cursos de ludoteca e secretário escolar - conta atualmente com 550 alunos. Conhecida pelo ensino de qualidade, a escola já formou muitos filhos ilustres de União dos Palmares.

E foi neste clima de celebração que os alunos da instituição promoveram uma Mostra Cultural contando a história da instituição. Devidamente caracterizados como estudantes da década de 30, os alunos da 2a série protagonizaram uma peça contando a história da  escola de 1928 até os dias atuais.

“Nesta peça quisemos contar a história de União, de Alagoas, do Brasil e do mundo neste período de tempo, encenando como seria uma aula na Rocha Cavalcanti daquela época”, conta a professora Luana Tavares, que auxiliou na encenação da peça. A estudante Edineide Lino participou da peça e fala que, para reproduzir as vestimentas dos alunos daquela época, foi necessário muita pesquisa. “Buscamos fotos antigas e vasculhamos os arquivos de nossos avós”, relata a garota.

Também chamou atenção a maquete da escola feita com palitos de picolé, papelão e isopor feita pelos alunos da 3a série do ensino médio. “É uma réplica do que era a escola na década de 90. Foram duas semanas de trabalho”, conta a estudante Ana Beatriz da Silva.

Uma segunda casa – Tanto alunos como professores enxergam na escola o seu segundo lar. “Aqui é como uma família, todos se respeitam e cuidam um do outro. Além disso, temos muitos projetos bons”, enumera Eduardo Torres, aluno da 2a série. “Sempre quis estudar aqui, inclusive tenho uma tia que cursou o magistério aqui”, complementa sua colega Cristiane da Silva.

Emanuel Lourenço, da 3ª série, diz que a escola ajudou no seu amadurecimento pessoal. “Aqui vivenciamos muitas experiências que nos fazem melhorar como pessoa e estudante. E temos total apoio da equipe gestora que nos faz descobrir talentos que nem imaginávamos ter”, destaca o jovem.

Para o professor de Língua Portuguesa Gilmar Oliveira, a instituição traz em si uma combinação perfeita. “Temos ensino de qualidade, beleza arquitetônica e uma comunidade unida, onde gestão, servidores, pais e alunos atuam de forma integrada”, frisa o educador.

Muito a comemorar – A diretora-geral Sandra Vitorino conta que os preparativos para a festa começaram a partir de um planejamento feito em parceria com a professora Karina Thais e que logo foi abraçado e desenvolvido por toda a comunidade. Ela elogiou a qualidade dos trabalhos apresentados durante a semana de celebrações e diz que a escola tem muito a comemorar nos seus 90 anos.

“Estamos entre as escolas estaduais com maior número de estudantes inseridos no ensino superior em Alagoas, com mais de 60 alunos aprovados na Ufal, Uncisal, Uneal e outras faculdades. Além disso, obtivemos excelentes resultados no Programa Escola 10 graças ao monitoramento sistemático e laboratórios de aprendizagem”, aponta a gestora.

Roseane Vasconcelos, titular da 7ª Gerência Regional de Educação (Gere), diz que a escola é um ícone de União dos Palmares. “Aqui estudaram nossos pais, nossos avós. Ela sempre foi referência em qualidade e acolhimento e, 90 anos depois, mantém esse mesmo padrão”, afirmou.

As comemorações dos 90 anos da Escola Rocha Cavalcanti se encerram neste sábado com um baile no Parque Vergetão a partir das 22h.