Acidentes

Pardais: cresce número de acidentes onde havia fiscalização, diz SMTT

Por Redação com Secom Maceió 30/04/2018 14h02
Pardais: cresce número de acidentes onde havia fiscalização, diz SMTT
Cresce número de acidentes em pontos onde havia fiscalização eletrônica - Foto: Secom Maceió

Nesta segunda-feira (30), a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), divulgou um levantamento registrando o aumento no número de acidentes em locais onde funcionavam os equipamentos de fiscalização eletrônica.

Segundo a SMTT, foram recolhidos dados de antes da instalação dos equipamentos, durante o funcionamento e após o desligamento, o que evidencia que esses números mudaram negativamente. Em apenas três meses, foram registrados 218 acidentes nos pontos onde existia a fiscalização através dos equipamentos. As Avenidas Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima e Menino Marcelo, foram as que mais se destacaram possuindo, respectivamente, um número de 59, 60 e 48 casos computados pela equipe de levantamento de acidentes junto ao Samu.

“A fiscalização eletrônica foi um fator contribuinte para que houvesse uma redução nas estatísticas de acidentes de trânsito em alguns pontos. Com o respeito à velocidade máxima permitida para a via, o condutor vai criando o hábito de não acelerar de forma exagerada, tendo, consequentemente, o risco de acidentes diminuído”, frisa o chefe da Divisão de Levantamento de acidentes de Trânsito e Estatísticas, Carlos Moura.

No ano de 2016, o registro de acidentes computou um número de 177. Este dado caiu após a instalação da fiscalização eletrônica, onde foram registrados 106 acidentes.

No ano de 2017, a SMTT registrou a diminuição de atropelamentos a pessoas, capotamentos, colisões frontais, transversais e traseiras, em comparação ao ano passado. O número de engavetamentos e choques com objeto estático também diminuiu.  No ano passado, o número de acidentes na Avenida Fernandes Lima, uma das principais vias da cidade, reduziu em 10%. Os números também caíram nas Avenidas Governador Afrânio Lages, Álvaro Otacílio e Juca Sampaio.

A SMTT defende que o controle da velocidade feito pela fiscalização eletrônica é essencial para coibir acidentes. Conforme o órgão, quando o condutor está dirigindo numa velocidade dentro da permitida, fica mais fácil impedir colisões, além de diminuir a gravidade dos acidentes, quando ocorrem. Segundo estudos, a chance de sobrevivência do condutor que se envolve em um acidente de trânsito onde a velocidade está acima de 70 quilômetros por hora é apenas de 15%.

Infrações

Além da alta no número de acidentes, o órgão também registrou o aumento no número de infrações. Apenas para levantamento estatístico e estudos de caso, foram recolhidos dados de violações cometidas após o desligamento da fiscalização eletrônica. Houve crescimento de 167% na quantidade total de transgressões detectadas pelos equipamentos instalados.

No dia 18 de dezembro de 2017, um dia antes dos pardais serem desligados, foram registradas 2.205 infrações de trânsito em todos os pontos de fiscalização eletrônica. No dia 20 de dezembro, um dia após o desligamento, o número de infrações subiu para 2.990.