Maceió

Veja benefícios para usuários de ônibus de Maceió

A SMTT preparou um especial com algumas das garantias fornecidas aos usuários de transporte público da cidade

Por Assessoria 06/05/2018 16h04
Veja benefícios para usuários de ônibus de Maceió
Cartão Bem Legal – Vale Transporte - Foto: Divulgação

Os usuários dos ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (Simm) possuem diversos direitos e benefícios conquistados por reivindicações populares, pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Prefeitura, além de entidades que trabalham por um melhor serviço de mobilidade urbana na capital. Tais benefícios são ofertados apenas para os usuários que optam pelos ônibus a outros meios de transporte.

Pensando na melhor visualização desses direitos para a população, a SMTT preparou um especial com algumas das garantias fornecidas aos usuários de transporte público da cidade.

Segurança nos Transportes Coletivos

Para garantir uma maior segurança aos passageiros dos ônibus, as linhas com os maiores índices de assalto receberam a implantação da “Catraca Alta”. O projeto tem como objetivo dificultar a entrada de assaltantes nos coletivos, que em sua maioria pulavam a catraca tradicional. Estudos realizados pelas empresas de ônibus comprovam a diminuição de assaltos nas linhas em que o projeto foi implantando.

Cartão Bem Legal

Alguns dos benefícios são exclusivos para os usuários que possuem o cartão bem legal, cujo a primeira via é gratuita e pode ser adquirido nos postos da Transpal do Centro, do Tabuleiro do Martins, na Central Já! do Maceió Shopping e no terminal do Benedito Bentes.

O Bem Legal possui 11 modalidades: o cartão de vale-transporte, cidadão, empresarial, escolar pago e gratuito, especial – e com acompanhante –, sênior, rodoviários, correios e órgão gestor. Com o cartão, alguns estudantes, deficientes e idosos garantem 100% de gratuidade no transporte.

A integração temporal entre lotes, benefício mais recente, permite que os usuários peguem dois ônibus de empresas diferentes pagando apenas uma passagem. Antes disso a integração já era possível, porém entre ônibus da mesma empresa. Além da integração temporal, é possível fazer também a integração física nos terminais da Colina dos Eucaliptos e Benedito Bentes.

O Domingo é Meia, garante desde o ano passado 50% de desconto na passagem durante os domingos. Qualquer um pode usufruir deste benefício, basta possuir um cartão bem legal recarregado. Até abril de 2018, o Domingo é Meia foi utilizado cerca de 144 mil vezes com o cartão cidadão.

Acessibilidade nos ônibus

Maceió têm evoluído bastante no quesito acessibilidade nos transportes coletivos. Antes da implantação do Simm (Sistema Integrado de Mobilidade), a fração de ônibus com elevador era de um para cada dez ônibus. Hoje, 84,3% da frota de ônibus possui elevador para cadeirantes, um total de 608 carros.

Todos os novos veículos adquiridos pelas empresas de ônibus devem conter dois espaços reservados para cadeirantes, atualmente esse número é de 98 carros. Maceió caminha para um futuro onde 100% da frota estará equipada com elevadores e os espaços reservados aos deficientes físicos.

Modernização do Sistema de Ônibus

Os usuários de transporte público também podem utilizar a tecnologia a seu favor. Apps como Cittamobi e Moovit permitem que o passageiro encontre a melhor rota para seu destino, além dos melhores horários para embarcar nos coletivos, evitando longas esperas nos pontos de ônibus. O Cittamobi também auxilia na segurança dos passageiros, já que o aplicativo evita uma maior exposição nas ruas.

Maceió é a capital que mais utiliza o Cittamobi

Além da internet, o Cittamobi também está presente na televisão. A Cittamobi TV, uma iniciativa da SMTT em conjunto com as TV’s locais, exibe nos telejornais informações sobre o fluxo dos ônibus nas faixas exclusivas e vias de maior circulação.

O aplicativo Ponto Certo permite que qualquer cartão bem legal seja recarregado diretamente do celular. Os créditos podem ser validados na hora, pelo próprio smartphone (apenas nos celulares com a tecnologia NFC), nos pontos de recarga do Cartão Bem Legal ou nos validadores de ônibus.

A biometria facial do Cartão Bem Legal é outro aparato tecnológico a favor do usuário. As modalidades do cartão que contam com essa função, permitem que a bilhetagem eletrônica seja utilizada apenas por seus respectivos donos.