Trânsito

Detran/AL promove 3ª edição do movimento Jane’s Walk em Alagoas

Evento que está inserido nas comemorações do Maio Amarelo foi marcado por caminhada, com a presença de professores estudantes de arquitetura da Unit

Por Agência Brasil 06/05/2018 16h04
Detran/AL promove 3ª edição do movimento Jane’s Walk em Alagoas
Caminhada possibilita a vivência da cidade, o diálogo sobre a comunidade, a exploração do ambiente urbano e a conexão entre as pessoas - Foto: Berg Dantas

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit) realizou a 3ª edição do Movimento Jane’s Walk, neste sábado (5), em Maceió. O evento, que está inserido nas comemorações do Maio Amarelo, foi marcado por uma caminhada que partiu do bairro Pontal da Barra e uma segunda concentração no Centro da capital, seguindo em direção ao monumento ao milênio, no Dique Estrada.

Presente em diversos países e cidades do Brasil, o movimento é inspirado nas ideias de Jane Jacobs, escritora e ativista urbana que na década de 1960 conseguiu mobilizar seus vizinhos e evitar a destruição de bairros tradicionais da cidade de Nova Iorque, onde vivia. A caminhada possibilita uma vivência da cidade, um diálogo sobre a comunidade, a exploração do ambiente urbano e a conexão entre as pessoas.

“É um movimento que acontece no mundo inteiro, e essa é a terceira vez que realizamos em Maceió. A caminhada Jane’s Walk também teve o objetivo de ressaltar o tema da campanha desse ano do Maio Amarelo “Nós somos o trânsito” levando as pessoas a caminharem pela cidade, observarem o espaço em que elas vivem, para, com isso, interagirem e discutirem os seus problemas e seus potenciais”, destacou o subchefe de Engenharia de Tráfego do Detran/AL, Renan Silva.

O evento também contou com a participação de estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit, que durante a caminhada realizaram parada nos principais pontos da cidade para discutir a arquitetura, história, aspectos da mobilidade urbana sustentável, formação geográfica, memória, paisagem, sociabilidade, segurança e infraestrutura urbana.

O universitário William Félix ressaltou que desde que ingressou no curso de Arquitetura passou a observar e enxergar a cidade com outros olhos. “Quando a gente entra na faculdade acaba ficando com esse olhar mais apurado e passa a observar os lugares, prédios e estruturas da cidade com esse tipo de percepção”, enfatizou o estudante.

Conscientização

Durante o mês de maio, o Detran/AL vai realizar diversas ações educativas na capital e no interior do Estado, levando ações de conscientização para escolas, universidades, hospitais, instituições públicas e privadas com o apoio de artes educadores que, de forma lúdica, alertam sobre a importância da responsabilidade e gentileza no trânsito.