Eleições 2018

Em carta, PT reivindica participação de Lula em sabatinas de UOL/Folha/SBT

Por Uol 08/05/2018 19h07
Em carta, PT reivindica participação de Lula em sabatinas de UOL/Folha/SBT
Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Divulgação

O Partido dos Trabalhadores divulgou carta nesta terça-feira (8) em que reivindica a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas sabatinas com os pré-candidatos à Presidência da República promovidas por UOLFolha e SBT.

O documento, assinado pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e pelo secretário nacional de comunicação do partido, Carlos Henrique Árabe, diz que "Lula está preso, mas suas ideias continuam livres, nos corações e mentes de milhões de brasileiros que o apoiam". A carta ainda classifica a prisão do ex-presidente de injusta e ilegal.

Por fim, o PT sugere que um representante do partido participe das sabatinas no lugar de Lula.

Pelas regras antecipadas às assessorias dos partidos em março, seriam convidados os seis pré-candidatos à Presidência mais bem colocados na pesquisa Datafolha divulgada em 15 de abril.: Luiz Inácio Lula da Silva, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Joaquim Barbosa, Marina Silva e Geraldo Alckmin. Com a prisão do ex-presidente, que lidera a pesquisa, Alvaro Dias, o sétimo colocado no levantamento, foi convidado.

O UOL reconhece a importância de Lula como líder das pesquisas, mas entende que o pedido do PT é descabido, uma vez que os votos são nominais nas eleições majoritárias. Na impossibilidade da presença de Lula nas sabatinas, não faz sentido ouvir um representante do partido em seu lugar.

O UOL lembra ainda que as sabatinas e debates estão em conformidade com as regras previstas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).