Capital

Restaurantes de Maceió são finalistas no maior prêmio de gastronomia do País

Por Redação com assessoria 10/05/2018 08h08
Restaurantes de Maceió são finalistas no maior prêmio de gastronomia do País
Maceió é finalista em concurso ver gastronomia - Foto: Divina Gula

Não é novidade que a gastronomia de Maceió é um dos principais atrativos turísticos da cidade, que se destaca no cenário nacional com uma nova geração de chefs renomados e moderna infraestrutura de bares e restaurantes. Prova disso é a indicação do chef Wanderson Medeiros e dos restaurantes Akuaba e Divina Gula na votação do mais importante prêmio do segmento, o Prazeres da Mesa, que escolhe os melhores do ano na gastronomia brasileira. A eleição está aberta para voto popular até o dia 28 e pode ser acessada aqui.

Os finalistas aparecem em três categorias da premiação – Banqueteiro do Ano, onde o chef Wanderson Medeiros aparece, em referência aos requintados cardápios de casamento do Espaço W Gourmet, Restaurante do Ano da Região Nordeste, representada pelo premiado restaurante Divina Gula, e Restaurante de Cozinha Brasileira, com o menu afro-baiano do Akuaba. O resultado será divulgado no dia 18 de junho.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Jair Galvão, a vocação gastronômica de Maceió é um diferencial do destino enquanto produto turístico. “A gastronomia alagoana, que mistura sabores do mar, lagoas e sertão, é o segundo motivo que mais atrai turistas para a cidade, perdendo apenas para as belezas naturais. A tendência é que os nossos sabores conquistem ainda mais os visitantes, uma vez que temos profissionais de alto nível e grande diversidade de bares e restaurantes premiados”, destacou.

Para iniciativas de divulgação e promoção da gastronomia local, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) realiza diversas ações estratégicas em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas.

Além das categorias em que a gastronomia brasileira concorre, o prêmio conta com mais 29 grupos de avaliação, como melhores Couvert, Comida de Rua, Sorveteria, Sanduíche, Petisco Bar,  Hambúrguer, Pizzaria, Doceria, Chef Revelação, Sushiman e outros. A seleção é resultado de uma pesquisa realizada pela Revista Prazeres da Mesa com 139 profissionais, entre críticos, jornalistas e estudiosos da alimentação de todo o país.