Geral

Servidores da Prefeitura de Maceió podem decretar greve geral a partir do dia 21

Por Redação 10/05/2018 16h04
Servidores da Prefeitura de Maceió podem decretar greve geral a partir do dia 21
Servidores da Prefeitura de Maceió podem decretar greve geral a partir do dia 21 - Foto: Reprodução

Serviços públicos básicos como saúde e educação podem ser paralisados na capital, a partir do dia 21, quando os servidores da Prefeitura de Maceió devem deflagrar uma greve geral. Nesta quinta-feira (10), a categoria, que cobra recomposição salarial de 15,41%, se reuniu em uma assembleia geral.

A reunião foi encabeçada pelo Sindicato dos Servidores da Prefeitura (Sindspref) e reuniu dezenas de servidores na sede do Sindicato dos Bancários de Alagoas, no centro de Maceió.

“Estamos com os salários defasados desde 2015 e isso precisa ser reposto”, expôs o presidente do Sindspref, Sidney Lopes. De acordo com o representante sindical, a Prefeitura gasta mensalmente mais de R$ 8 milhões com contratos terceirizados, ao tempo que diz está sem condições de conceder reajustes.

"Praticamente 50% do orçamento é gasto com contratos de serviços terceirizados, esses são reajustados automaticamente de acordo com a inflação e outros índices. Nós é que ficamos brigando para termos o nosso direito atendido", pontuou.

Hoje pela manhã, durante entrevista coletiva, o prefeito Rui Palmeira afirmou que não adianta conceder reajuste e esbarrar em dificuldades para pagar a folha em dia ou não pagar.  “Temos que ter cautela. Se tiver condições, a gente concede reajuste", informou o prefeito.

Rui Palmeira destacou o momento de dificuldade vivido pela Prefeitura, ressaltando que tem cumprido o compromisso com os servidores, pagando os salários em dia. Segundo o prefeito, o corte de R$ 80 milhões no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) compromete a capacidade de investimento da Prefeitura. Por outro lado, Palmeira reforça que mantém a mesa de negociações aberta.

"Esse ano pra completar, nós recebemos esse 'baque' muito grande do FPM, entre 70 e 80 milhões a menos no orçamento da prefeitura, o que dificulta a concessão de reajuste, mas a gente não descarta. Mês a mês estamos fazendo contas e esperamos conseguir ter condições de reajustar o salário dos servidores da prefeitura", complementou.