Segurança

Uso de drones deve facilitar trabalho de militares em Alagoas

Por Redação, com assessoria 11/05/2018 11h11
Uso de drones deve facilitar trabalho de militares em Alagoas
Demonstração do uso de drones - Foto: Ascom

O Instituto Federal de Fiscalização (IFF), que é uma organização da sociedade civil voltada à segurança, se reuniu com membros do governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Segurança Pública, para apresentar o projeto Lince – olhos da cidade, cujo principal objetivo é fiscalizar áreas da cidade a partir de imagens feitas por drones.

O monitoramento acontece 24 horas por dia a partir de bases móveis que permitem acompanhar e auxiliar o trabalho das equipes policiais, com uma visualização completa do ambiente e dos alvos, minimizando riscos para os militares, para os investigados e para terceiros. Essa fiscalização engloba desde a vigilância de áreas de risco, como grotas e presídios, até o monitoramento das fronteiras do estado.

Além disso, os drones também podem ser úteis nas ações de prevenção, resgate e salvamento no trânsito, incêndios, salva-vidas no mar e acesso das equipes a locais de difícil acesso, facilitando a locomoção de bombeiros e SAMU em determinadas áreas, por exemplo.

Os drones gravam imagens em vídeo e produzem imagens termográficas que ficam registradas numa central de comando de monitoramento onde ficará instalada a estrutura gerencial e logística do projeto Lince. As imagens de todas as bases móveis são transmitidas em tempo real e acondicionadas na central, podendo ser utilizadas para uso estratégico e análise das informações coletadas.

O uso de tecnologias nas ações de policiamento é uma alternativa que permite a visualização precisa de áreas perigosas, extensas ou de difícil acesso, substituindo a presença de helicópteros ou a presença física de policiais. Por isso, o uso de drones está cada vez mais difundido em atividades pontuais pelos órgãos de segurança do país, pelo custo relativamente baixo, acesso fácil e manuseio simples.

“O projeto Lince – olhos da cidade tem o diferencial de disponibilizar o serviço de monitoramento por drones de forma permanente e ininterrupta, promovendo mais eficiência na atividade de segurança pública e investigação policial, diminuindo os índices de criminalidade”, afirmou Alexandre Couto, Diretor de Projetos do IFF.

A apresentação do projeto contou com a participação do presidente do IFF, Eutímio Júnior, do Diretor de Ciência e Tecnologia, Vilmo Júnior, do Diretor de Projetos, Alexandre Couto e do Diretor Financeiro, Antônio Fonseca, além do Secretário de Segurança Pública do estado, Coronel Lima Junior, que precisou se ausentar e foi substituído pelo Secretário Executivo de Políticas de Segurança, o Delegado da Polícia Civil Manoel Acácio. Também participaram da reunião policiais da Secretaria de Defesa Social de Alagoas.

Experiência com os drones na Segurança Pública de Maceió
Durante a apresentação do Projeto Lince foi exibido um vídeo com imagens reais captadas pelos drones do IFF, em operações da Polícia Militar, com equipes da 2ª Seção do Estado Maior e do 4º BPM da Polícia Militar e em operações da Polícia Civil, por intermédio do Grupo de Investigação da Delegacia Geral da Polícia Civil – GIDG.

No último dia 28/03 o IFF participou de operação em conjunto com a equipe do 4º BPM da Polícia Militar, sob a coordenação do Cabo Bebeto. O monitoramento por drone auxiliou os policiais no serviço de policiamento preventivo no bairro de Ouro Preto em Maceió/AL, facilitando a visualização de locais de tráfico de drogas.

“Eu tive a oportunidade de conhecer o drone na prática com o apoio do IFF e não tenho dúvidas de que o drone seria uma ferramenta muito útil para o policiamento. O drone ajuda no mapeamento dos locais, tornando mais fácil visualizar a movimentação de meliantes e a identificação de rotas de fuga e os locais aonde os criminosos escondem as drogas e objetos de furtos, no momento da abordagem da polícia. O drone funciona como os olhos do policial mais à frente, sem expor o policial, o informante e pessoas próximas”, afirmou o Cabo Bebeto, comandante do 4º BPM da Polícia Militar.

Na operação conjunta realizada em Joaquim Gomes no dia 23/12/2017, por policiais civis do GIDG e policiais militares da 2ª Cia Independente e da 2ª Seção do Estado Maior, foram presas seis pessoas e apreendidas drogas e armas. Os drones do IFF realizaram a vigilância do local durante a operação, possibilitando a identificação e acompanhamento dos alvos que foram capturados pelos policiais.

O IFF participou também da operação do GIDG da Polícia Civil, com apoio da Polícia Civil, ocorrida em 06/02/2018, que resultou na Prisão de quatro envolvidos no homicídio de um motorista de aplicativo Uber. O reconhecimento, monitoramento e apoio aéreo dos drones do IFF aos agentes em solo evitou que os suspeitos se evadissem do local.

“Já fizemos diversas operações, Joaquim Gomes, São Luis do Quitunde e foi de fundamental importância esse apoio do drone do pessoal do IFF nas operações. Era nossos olhos de cima vendo a situação todinha, vendo para onde o pessoal corria. É muito importante para a Polícia Civil o videomonitoramento através de drones nas operações”, afirma Berenaldo Lessa, coordenador do GIDG da Polícia Civil.

Após essa experiência dos drones do IFF nas operações do GIDG/PC, o Diretor Geral da Polícia Civil, Delegado Paulo Cerqueira, demonstrou interesse em firmar parceria com o IFF para o uso do drone nas investigações e operações da Polícia Civil, tendo lhe sido entregue uma proposta de convênio específica.

O Presidente do IFF, Eutímio Junior, comenta que durante as operações foi unânime dentre os policiais a aprovação e satisfação com a nova tecnologia: “Os policiais perceberam como o trabalho deles é facilitado com o uso do drone, pois a visão ampla que o drone capta e transmite para a equipe permite planejar a ação policial com mais eficiência”.

A participação da equipe do IFF nas operações correu com muita segurança e apoio permanente dos policiais. “Nessas operações nós estávamos junto às equipes de policiais e por isso precisamos, juntamente com eles, utilizar colete à prova de balas e ‘bala-clava’, para ocultar nossas identidades diante meliantes”, comentou Eutímio.

Segundo o Diretor de Ciência e Tecnologia do IFF, essas experiências de êxito junto à Polícia Militar e Civil serviram de laboratório para a criação do Projeto Lince e possibilitaram desenvolver a solução mais adequada à dinâmica da polícia. “O drone precisa estar onde a equipe policial estiver, mas a equipe de monitoramento do IFF não pode se expor aos riscos da atividade policial, por isso a importância das bases móveis”, afirmou Vilmo Junior.

“Com as bases móveis de monitoramento, o veículo pode ficar distante até 5 km do local alvo do monitoramento, permitindo que o serviço seja realizado com maior discrição e que os pilotos de drone utilize toda a estrutura tecnológica disponível e trabalhem com segurança e conforto”, explicou Vilmo Junior.

Empregos e inclusão social
Além das questões voltadas à segurança púlbica, o projeto Lince visa ainda promover a geração de empregos e a inclusão social por meio da capacitação de jovens de famílias de baixa renda, residentes em comunidades carentes e que estejam em situação de vulnerabilidade, para serem contratados como operadores dos drones.

Depois de participarem de cursos com aulas teóricas e práticas, esses jovens estarão habilitados para exercer a profissão de piloto de drone de forma eficiente e segura. O treinamento incluirá também aulas de civismo, meio ambiente e tecnologia da informação, segurança no trabalho e primeiros socorros.

Além de representar um avanço para os serviços públicos, especialmente na área de Segurança, o Projeto Lince será uma oportunidade de dar dignidade a jovens carentes, resultando na inclusão social e na transformação de toda a coletividade, comenta Alexandre Couto, Diretor de Projetos do IFF.

O Projeto Lince – Olhos da Cidade é um projeto social do Instituto Federal de Fiscalização – IFF, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, qualificada pelo Ministério da Justiça. A contratação precisa ser precedida de um termo de parceria com o IFF, que está sob análise pelo Governo do Estado de Alagoas.

“O uso de drones é uma medida estratégica por permitir a modernização dos serviços públicos. Essa parceria será um marco para o Governo do Estado de Alagoas e um novo paradigma de gestão pública no País”, concluiu Eutímio Junior, Presidente do IFF.