Comportamento

Morre a atriz Margot Kidder, a eterna Lois Lane dos filmes do Superman

Por El País 15/05/2018 08h08
Morre a atriz Margot Kidder, a eterna Lois Lane dos filmes do Superman
Atriz ficou famosa por papel de repórter do Diário de Notícias - Foto: Reprodução

A atriz canadense Margot Kidder, que ficou famosa por interpretar em quatro filmes de 'Superman' a jornalista Lois Lane, morreu neste domingo, 13 de maio, em Montana, nos Estados Unidos, aos 69 anos. As causas da morte da atriz não foram reveladas. Na imagem, Margot Kidder no prêmio People's Choice Awards de 1979, um ano depois do lançamento do primeiro filme da saga.

Kidder interpretou Lois Lane —repórter, colega de trabalho e a namorada do personagem de Christopher Reeve (Clark Kent e o Super-Homem)— em quatro filmes: 'Superman - O Filme' (1978), de Richard Donner; 'Superman II - A Aventura Continua' (1980), de Richard Lester e Richard Donner; Superman III (1983), de Richard Lester; e 'Superman IV: Em Busca da Paz' (1987), de Sideny J. Furie. Na imagem, os protagonistas em 1977, durante a gravação do primeiro filme da saga da DC Comic. O primeiro 'Superman' foi indicado a três estatuetas naquele ano e levou uma, a de melhores efeitos visuais.

Além de Lois Laine, Margot Kidder nunca conseguiu retomar o êxito que teve entre os anos 1970 e 1980 com a saga de 'Superman'. Após o fim da série, fez dezenas de papéis em séries e filmes de menor sucesso, em grande parte pelos problemas de saúde que teve ao longo da vida. A atriz sofreu por anos com o transtorno bipolar. A doença agravou-se em 1996, quando ela desapareceu por alguns dias durante uma crise. Ela acabou tornando-se uma ativista pela desmistificação e tratamento dos transtornos psiquiátricos. 

A morte de Margot Kidder reacende o debate em torno da chamada 'maldição do Superman', uma superstição em torno dos atores da saga que morreram subitamente. O primeiro a morrer foi Bud Collyer, que deu voz ao Super-Homem nos desenhos animados da série nos anos 1940, morto aos 61 anos por problemas circulatórios. Anos depois, o ator George Reeves, que interpretou o super-herói na série televisiva homônima nos anos cinquenta, foi encontrado morto com um tiro na cabeça em 1959.

Christopher Reeve, que deu vida ao 'Superman' nos quatro longas ao lado de Margot, morreu em 2004 aos 52 anos de um ataque cardíaco, após passar quase uma década tetraplégico após cair de um cavalo. Já o comediante Richard Pryor, uma das estrelas de 'Superman III', morreu aos 65 anos vítima de esclerose múltipla.

Margot Kidder na Comic Con 2011 na Philadelphia. A atriz, que foi casada três vezes entre os anos 70 e 80, deixa uma filha. As causas da morte não foram reveladas.