Política

Cuidando da primeira infância, Prefeitura de União dá início a mais uma Semana do Bebê

Por Assessoria 15/05/2018 10h10
Cuidando da primeira infância, Prefeitura de União dá início a mais uma Semana do Bebê
Semana do Bebê - Foto: Assessoria

Com o tema  "Vínculo Familiar e Comunitário no Cuidado com a Criança Pequena", o evento trouxe na programação desta segunda (14/05) a entrega simbólica da chave da cidade para o bebê prefeito, simpósio e oficina nas escolas da rede municipal. Confira. 

 

A Prefeitura de União dos Palmares realiza mais uma edição da Semana do Bebê, iniciativa apoiada pelo UNICEF que vem contribuindo para a garantia do direito de cada bebê a sobreviver e se desenvolver em uma infância saudável, aprender, brincar, conviver com sua família e comunidade, crescer sem violência e ser protegido de problemas de saúde. Neste ano, o tema é "Vínculo Familiar e Comunitário no Cuidado com a Criança Pequena".

 

A proposta da Semana do Bebê é reunir esforços de governos e da sociedade em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos, sensibilizar sobre a importância da atenção à primeira infância, já que os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. O evento envolve a ação conjunta de várias secretarias, como explicou o prefeito Areski Freitas. 

 

“Elaboramos ações que visam o fortalecimento do vínculo do Poder Público com as políticas voltadas à primeira infância. A edição do ano passado foi muito construtiva, já temos projetos aí como a implantação de brinquedotecas em unidades de saúde e alguns setores públicos e viabilização de creches em andamento” disse a secretária de assistência social e articuladora de Selo em União, Gabriela Yasmine Freitas. 

A programação completa pode ser consultada no link https://selounicefuniaodospalmares.org/sb2018, mas abaixo seguem as ações da presente data. 

Bebê prefeito

O bebê prefeito deste ano é uma menina. Isabela da Silva Oliveira nasceu no último domingo de Dias das Mães (13/05), na maternidade do hospital São Vicente de Paula. Seus pais são do Newton Pereira. Tradição da Semana do Bebê, ela recebeu esse título por ser a primeira criança a nascer após a abertura desta edição. Ela receberá, em breve, do prefeito, Gabriela e a equipe da comissão do evento, em gesto simbólico, a chave da cidade. 

Simpósio Primeira Infância Palmarina (SIMPIPA).

Com o tema “Primeira Infância e Políticas Públicas, o encontro teve como objetivo socializar para os profissionais que atuam com as crianças de 0 a 6 anos e gestantes, o Plano Municipal Pela Primeira Infância (PMPI), que visa desenvolver e colocar em prática ações para melhorar a qualidade de vida das crianças de 0 a 6 anos do município.

Entre as propostas apresentadas, temos a criação de áreas de lazer infantil no município, ações de orientações de cuidados com a primeira infância, de conscientização sobre os limites da exposição precoce aos meios de comunicação e prevenção de acidentes que podem ocorrer com os pequenos, entre outras.

Ciclo de Oficinas Família e Primeira Infância na Escola e Circuito Literário

Oficinas de aproximação com os pais em escolas com salas de educação infantil da rede municipal, objetivando atingir principalmente às mães, sobre vínculos afetivos com a primeira infância. E ainda houve circuito literário para as crianças nas escolas.