Saúde

Sindprev realiza ato em frente à Santa Mônica e cobra nomeação da reserva técnica

Por 7Segundos 17/05/2018 10h10
Sindprev realiza ato em frente à Santa Mônica e cobra nomeação da reserva técnica
Maternidade Escola Santa Mônica - Foto: Divulgação

Integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social e Trabalho no Estado de Alagoas (Sindprev) realizam ato na manhã desta quinta-feira (17), em frente a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) reivindicando a nomeação dos aprovados da reserva técnica da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), referente ao concurso realizado em 2014 e que tem validade até 2019.

O 7Segundos conversou com a sindicalista Olga Chagas, que acusou o Governo do Estado de nomear alguns servidores de maneira precária, pagando a metade do que é oferecido aos atuais servidores. “Inclusive gente da reserva técnica. Quando temos mão de obra de qualidade e pessoas de todas as áreas da saúde que poderiam melhorar o atendimento, até mesmo para atender no Hospital da Mulher e Hospital Metropolitano”, relatou Chagas em referências aos hospitais que estão sendo construídos pelo Governo na parte alta da capital e que ainda não têm definidas as contratações para essas unidades hospitalares.

“Os trabalhadores querem sensibilizar o Governo do Estado, Judiciário, Ministério Público, Assembleia Legislativa e sociedade alagoana como um todo da necessidade de melhoria dos serviços públicos da Saúde, a partir da efetivação da reserva técnica,” diz nota do Sindprev enviada à imprensa.

Cerca de 270 pessoas da reserva técnica aguardam convocação. “Tem gente de todas as categorias, assistentes sociais, nutricionistas, radiologistas que poderiam ser aproveitados,” comenta Chagas, que acusa o Governo de ter a intenção de contratar terceirizados e não aproveitar a reserva quando os hospitais ficarem prontos.

O 7Segundos entrou em contato com a Uncisal para tratar do assunto e a assessoria do órgão nos enviou a seguinte nota:

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) reitera o compromisso com a reserva técnica do concurso público realizado em 2014. O recadastramento dos servidores estaduais, concluído no dia 15 de maio, e o dimensionamento das necessidades da unidades assistenciais da UNCISAL devem subsidiar as nomeações feitas pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

Os servidores também denunciam a falta de estrutura em toda a rede de Saúde estadual, além de reivindicarem reajuste salarial digno.