Saúde

População terá atendimento gratuito no mês do combate ao glaucoma

Por 7Segundos com Assessoria 18/05/2018 19h07
População terá atendimento gratuito no mês do combate ao glaucoma
Recadastramento de pacientes com Glaucoma - Foto: Ilustração

Um dos principais objetivos do Maio Verde e? alertar a população sobre os riscos do glaucoma e também oferecer atendimento gratuito do pre?-diagnóstico. As ações começam amanhã (19) e vão ate? o dia 4 de junho em oito bairros da capital. Esta e? a primeira vez que o Hospital de Olhos Santa Luzia realiza uma campanha de alerta – dia 26 de maio e? o dia nacional de combate ao glaucoma. 

As ações vão oferecer atendimento a? população sobre os sintomas, exame de aferição da pressão do olho e informações sobre o tratamento. Tudo de forma gratuita para quem passar nos estantes espalhados pela cidade durante os onze dias da campanha.

Neste sábado, a ação ocorre das 10h às 22h, no Shopping Pátio, no Benedito Bentes. Na segunda-feira (21), será a vez do terminal de ônibus do Benedito Bentes, das 7h às 12h. Um médico especialista em glaucoma e dois técnicos em enfermagem irão atender a? população, além de duas promotoras, que orientarão sobre o dia nacional de combate.?

Glaucoma em Alagoas

Em Alagoas, 32 mil pacientes já foram diagnosticados e, mensalmente, são atendidos e fazem tratamento da doença. O médico especialista em glaucoma, Ricardo Carvalho, afirma que este número pode ser maior, ja? que muitas pessoas não sabem que são acometidas ou ignoram os principais sintomas. “O glaucoma e? uma neuropatia do nervo o?ptico que provoca lesão das fibras que o compõem e, consequentemente, perda progressiva do campo visual, em sua maioria, provocada pelo aumento da pressão ocular”, diz o médico. ?

O especialista informa que o glaucoma e? a segunda maior causa de cegueira no mundo. E, para diagnostica?-la, e? preciso medir a pressão ocular e avaliar o nervo o?ptico. “As ações vão oferecer essa oportunidade para a população: a chance de um atendimento preliminar e para saber se o paciente possui ou não sintomas. E? preciso alertar para o risco, a doença não tratada pode levar a perda do campo visual e, consequentemente, a? cegueira”, afirma o Carvalho.

O médico explica que dentre os fatores de risco estão idade acima de 40 anos, pressão ocular elevada e uso crônico de corticoide. O tratamento e? feito inicialmente com colírios e laser. Caso não seja controlado com esses procedimentos, o paciente pode precisar de cirurgia. Durante os dias das ações, a população poderá? aferir a pressão do olho, porém, o diagnóstico preciso e? feito por meio de exames complementares como a campimetria, retinografia, curva de pio, paquimetria, gonioscopia e tomografia do nervo o?ptico.

Durante o todo o mês de maio até? o dia 10 de junho, o Hospital de Olhos Santa Luzia vai oferecer benefícios para os pacientes e familiares que passarem pelo atendimento nos estantes. A campanha do HOSL tem o apoio de parceiros como o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Sinturb); Parque Shopping Maceió, Shopping Pátio e a empresa HOBrasil.

Agenda Maio Verde

19/05 - Pátio Shopping, no Benedito Bentes - 10h às 22h 21/05- Terminal do Benedito Bentes - 7h às 12h

22/05- Terminal da Colina - 7h às 12h

23/05 - Transpal, Buarque de Macedo- 7h às 12h

24/05- Parque Shopping, Cruz das Almas - 10h às 22h (aferição da pressão das 16h às 22h)

25/05- Parque Shopping - 10h às 22h (aferição da pressão das 16h às 22h) 26/05 - Parque Shopping - 10h às 22h

28/05- Garagem São Francisco, no bairro da Santa Amélia - 7h às 12h 29/05 - Garagem Real Alagoas, no Farol - 7h às 12h

30/05 - Garagem Cidade de Maceió?, no Tabuleiro do Martins - 7h às 12h

04/05- Garagem da Veleiro, no Trapiche - 7h às 12h.

Sobre o HOBrasil

O Hospital de Olhos do Brasil (HOBrasil) nasceu em abril de 2016 a partir da união de médicos e do fundo de investimento Pátria, dando origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a execução da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de ultima geração em diferentes regiões do País. No novo formato, o médico fica a? frente do negócio, com participação nas decisões estratégicas, mas mantém o foco no exercício da medicina.

Atualmente, o HOBrasil e? o maior grupo da América Latina em sua área de atuação, agregando oito redes oftalmológicas, 1400 colaboradores e 400 médicos oftalmologistas. O Instituto de Olhos Freitas (BA), DayHorc (BA) e Instituto de Olhos Villas (BA); Hospital Oftalmológico de Brasília e Grupo INOB (DF); Hospital de Olhos Santa Luzia (AL); Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC) e o HCLOE (SP) fazem parte dos associados, resultando em 19 unidades de atendimento.