Saúde

Hospital Universitário suspende agendamentos de consultas e exames

A Unidade Hospitalar informou que quem já agendou procedimentos será atendido normalmente.

Por Ufal 22/05/2018 08h08
Hospital Universitário suspende agendamentos de consultas e exames
HU suspende agendamentos. - Foto: 7Segundos

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), em Maceió, suspendeu as marcações de consultas e exames, nesta segunda-feira (21), por conta de instabilidade no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), que agenda os serviços e outros procedimentos médicos. Segundo a unidade hospitalar, não há previsão para o fim da suspensão.

De acordo com a assessoria do HUPAA, a suspensão do Sisreg fez com que o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) também parasse, que é responsável pela marcação de consultas, retornos e autoriza a realização de outros procedimentos médicos realizados pelo hospital. O problema teve início na última segunda (14).

Na semana passada, em resposta ao hospital, o Ministério da Saúde informou que o sistema poderia operar normalmente a partir da sexta (18), mas o problema ainda continua, invibializando o atendimento dos usuários dos serviços de saúde do HUPAA.

Além do HUPAA, outras unidades de saúde, como o PAM Salgadinho, os Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs) e os centros de saúde estão operando com dificuldade também por conta do sistema.

Para discutir uma solução para o transtorno, uma reunião deve acontecer nesta quarta-feira (23) com as referidas pastas de outros municípios, de acordo com o informado pela assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS).

Entretanto, a unidade hospitalar esclareceu que quem já está com as consultas ou procedimentos marcados será atendido normalmente.

As demais unidades de saúde estatais, como o Hospital Geral do Estado (HGE) e o Hospital de Emergência do Agreste e os ambulatórios 24 horas têm um sistema próprio de funcionamento e não foram afetadas pelo problema.

Diariamente, o Same do HU atende cerca de 500 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Estado, que buscam o atendimento nas diversas especialidades médicas.