Maceió

Mais de 3 mil cartões Bem Legal foram suspensos em Maceió

De acordo com o órgão foram suspensos 1.274  cartões estudantis, 1.352 sênior - benefício gratuito pra idoso e 645 cartões da categoria especial

Por 7Segundos com Assessoria 22/05/2018 14h02
Mais de 3 mil cartões Bem Legal foram suspensos em Maceió
Cartão Bem Legal – Vale Transporte - Foto: Divulgação

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT) já bloqueou 3.271 cartões Bem Legal. Todos esses cartões foram flagrados pelo sistema de biometria facial, instalado há dois meses nos coletivos da capital, sendo utilizados por outras pessoas.

De acordo com o órgão foram suspensos 1.274  cartões estudantis, 1.352 sênior - benefício gratuito pra idoso e 645 cartões da categoria especial. A utilização indevida gerou para as empresas um prejuízo de 375 mil reais, já que os cartões foram utilizados por usuários indevidamente por mais de uma vez.

O sistema fotógrafa o usuário de posse do cartão no momento em que ele utiliza dentro do ônibus. A fotografia é comparada automaticamente com a foto cadastrada do proprietário e portador dono do benefício.

A previsão é que até o mês de junho, 100 ônibus estejam com a tecnologia instalada e funcionando, atualmente apenas 40 veículos circulam com o aparelho.

Ao ter o cartão bloqueado, o usuário ficará 30 dias sem o benefício. Se for reincidente, os passageiros podem ficar até dois meses. Se for registrada a fraude pela terceira vez, o Cartão Bem Legal é cancelado.