Mundo

Papa terá audiência com segundo grupo de vítimas de abuso por padre do Chile

Por Uol 22/05/2018 21h09
Papa terá audiência com segundo grupo de vítimas de abuso por padre do Chile
Papa Francisco - Foto: 7 Segundos

O papa Francisco vai receber um segundo grupo de vítimas de abuso sexual por padre do Chile, disse o Vaticano nesta terça-feira, dias depois que todos os bispos do país apresentaram sua renúncia por causa do escândalo.

Neste mês, o papa se encontrou com três homens que foram vítimas de um padre acusado de abusar de meninos em Santiago nos anos de 1970 e 1980. O segundo grupo inclui padres que também foram vítimas do mesmo clérigo, segundo o Vaticano.

Os cinco homens, acompanhados por dois outros padres que os ajudaram e dois leigos, terão audiência com o papa de 1 a 3 de junho.

"Com essas novas reuniões... o papa Francisco quer mostrar o quão próximo ele é dos padres abusados, quer ajudá-los com a sua dor e escutar seus pontos de vista preciosos sobre como melhorar as atuais medidas preventivas e lutar contra os abusos na igreja", disse o Vaticano.

O escândalo chileno envolve o padre Fernando Karadima, que foi considerado culpado em uma investigação do Vaticano em 2011 de abusar de meninos. Ele nunca enfrentou a justiça civil devido ao estatuto de limitações.

Agora com 87 anos e vivendo em uma casa de repouso, ele nega qualquer irregularidade.