Alagoas

Clientes devem buscar alternativas para pagar contas

Boletos não estão chegando no prazo devido a falha no serviço dos Correios

Por 7Segundos 24/05/2018 16h04
Clientes devem buscar alternativas para pagar contas
Consumidor deve procurar outras alternativas para pagamento de contas - Foto: Youtube/Reprodução

Nesta quinta-feira (24) os Correios em Alagoas informaram que 20% do serviço está comprometido devido a greve dos caminhoneiros em todo país. Com isso os boletos de pagamento não chegam aos consumidores que correm o risco de pagar suas contas com juros.

O 7Segundos entrou em contato com a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) que explicou como a população deve agir na eventualidade do não recebimento de boletos bancários.

De acordo com a federação, o cliente deve procurar as agências das concessionárias ou empresas emissoras dos boletos e solicitar a segunda via da cobrança para efetuar o pagamento.

“É importante ressaltar que o serviço emissão de boletos é estabelecido em contrato entre empresas (escolas, clubes, academias e condomínios, etc.), ou concessionárias de serviços públicos, e os bancos. Portanto, o consumidor deve tentar negociar com as agências das concessionárias ou empresas emissoras dos boletos isenção dos encargos cobrados pelo atraso. Os bancos cumprem o que está estabelecido em contrato”, traz a nota.

Outra alternativa para o consumidor é entrar em contato com o SAC da empresa cedente do boleto e solicitar o número do código de barras da cobrança. Com o número, o cliente pode efetuar o pagamento em qualquer dos canais de atendimento que a rede bancária disponibiliza para realizar seus pagamentos: caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking ou ainda nos correspondentes, como supermercados, casas lotéricas e agências dos correios, que possibilitam o pagamento de contas de água, luz e telefone com ou sem a fatura.

“A FEBRABAN observa ainda que o Débito Direto Autorizado, serviço bancário disponível desde 2009, elimina a necessidade do boleto impresso. Podem ser acessados eletronicamente pelos consumidores, sem o risco de extravio da correspondência e a alteração dos dados”, traz o final.