Política

Câmara promulga botão do pânico em coletivos e outras três leis

Por Ascom Câmara 25/05/2018 07h07
Câmara promulga botão do pânico em coletivos e outras três leis
Equipamento deverá ser instalados nos coletivos urbanos - Foto: Ilustração

Quatro novas leis serão promulgadas nesta sexta-feira (25) pelo presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Kelmann Vieira (PSDB). Os projetos haviam sido vetados pelo Executivo, mas o Plenário da Casa, em votação nominal e secreta, na semana passada, derrubou o impedimento. As promulgações estão publicadas no Diário Oficial do Município. A partir da promulgação desta sexta, passam a ser lei os PLs que tratam sobre a instalação do botão de pânico e retirada das catracas duplas nos ônibus de Maceió, ambos de autoria do vereador Silvânio Barbosa (MDB); o que obriga o Executivo a oferecer a prática de esporte paraolímpico nas escolas públicas da capital, iniciativa da vice-presidente Silvania Barbosa (PRB); e o projeto de lei que cria o programa “Infância sem Pornografia”, do vereador Sílvio Camelo (PV).

“Como tenho dito, derrubar os vetos feitos pelo Executivo a projetos de lei que saem aqui da Câmara não são uma afronta a quem quer que seja. Apenas, os vereadores, após ampla discussão e entendimento, concluíram que todos os PLs têm função social importante e, por isso, precisavam se tornar lei para atender às necessidades da população. É com esse objetivo que promulgamos as novas leis”, declarou Kelman Vieira.

COMBUSTÍVEIS – A crise dos combustíveis, a consequente greve de caminhoneiros e a adesão de outras categorias ao movimento que reivindica uma política justa de reajuste nos valores da gasolina foram temas amplamente discutidos pelos parlamentares na sessão ordinária desta quinta-feira. A grave situação vivida no País foi abordada pelo vereador Francisco Sales (PPL) e recebeu diversos apartes dos demais parlamentares.

“Vivemos tempos muito difíceis em nosso País e, hoje, o noticiário da mídia nacional traz o agravamento de uma crise anunciada, sobretudo pelos altos preços dos combustíveis. Não é possível que o contribuinte continue pagando mais de R$ 4 por um litro de gasolina, fruto de uma política maldosa do governo federal, do presidente Michel Temer (MDB). Trago o tema para debate porque todos precisamos encontrar uma saída porque todo comércio, ou seja o setor empresarial, também não suporta mais esse descalabro”, desabafou Francisco Sales.

ADVENTISTAS – Por meio do vereador Siderlane Mendonça (PEN), um grupo de pastores da Igreja Adventistas do Sétimo Dia esteve na Casa também nesta quinta-feira (24) para divulgar e entregar aos parlamentares e funcionários o livro “O Poder da Esperança – segredos do bem-estar emocional”. O pastor Nilton Lima usou a tribuna para explicar o porquê da publicação.

“Todo ano, a Igreja Adventista do Sétimo Dia publica um livro e, agora, temos a edição desta obra, que terá 250 mil exemplares abordando o cuidado indispensável com a mente. Vivemos tempos onde se destaca muito a importância do corpo físico. Mas, entendemos que cuidar da mente é condição para podermos ter um corpo também sábio. Desta forma, agradeço a Câmara por abrir este espaço”, disse o pastor. A obra “O Poder da Esperança – segredos do bem-estar emocional” será distribuída também no próximo sábado (26) em uma caminhada promovida pelos fiéis.