Alagoas

Prefeitos mantêm apenas serviços essenciais em Alagoas

AMA divulgou a lista de cidades que estão afetadas com a greve dos caminhoneiros

Por 7Segundos com Assessoria 28/05/2018 16h04
Prefeitos mantêm apenas serviços essenciais em Alagoas
Falta de gasolina mudou rotina de prefeituras - Foto: Maurício Vieira/ Hoje em Dia

A Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) informaram na tarde desta segunda-feira (28) que algumas cidades do Estado manterão apenas os serviços básicos na área de saúde. De acordo com a entidade a falta da gasolina e diesel tem preocupado os prefeitos.

Arapiraca, Inhapi, Craíbas, Coité do Noia, Porto de Pedras, Matriz do Camaragibe, Água Branca, Marechal Deodoro, Belo Monte, já estão com as aulas suspensas.

Em Pilar, o prefeito Renato Filho lançou um decreto com uma série de medidas a serem tomadas no município. Uma delas é que todos os carros pequenos da prefeitura e locados sejam guardados e usados apenas em momentos “emergenciais”.

O prefeito de Inhapi, José Cícero, afirmou que até domingo só um posto tinha combustível, os outros já secaram, as aulas foram suspensas, o carro de lixo também está parado e só as ambulâncias estão sendo abastecidas.

Em Estrela de Alagoas, o prefeito Arlindo Garrote, declarou que já estão sem combustível na cidade e a frota de carros municipais está completamente parada. Já em Craíbas, o prefeito Ediel Leite, afirmou que as aulas estão suspensas e assim como alguns serviços essenciais pois os três postos de combustível da cidade já estão zerados.

O prefeito Senninha, de Coité do Noia, afirmou que além das aulas, o programa Saúde da Família também está parado e a ambulância tem combustível para pouco tempo. Em Porto de Pedras, as aulas estão suspensas e só tem gasolina para ambulância.

Em Palestina, o combustível acabou no posto, os carros estão rodando com o que ainda têm no tanque, assim que acabar tudo vai parar, afirmou a prefeita Eliane Lisboa. Em Matriz do Camaragibe, só tem diesel e as aulas estão suspensas e a coleta de lixo mantem só até hoje.

O prefeito de Mata Grande, declarou que dos 4 postos apenas um tem gasolina, não tem etanol e diesel em nenhum deles. “A frota está toda abastecida. Caso não chegue diesel serão suspensas as aulas e viagens intermunicipais. Iremos manter funcionamento apenas do hospital e PSF. Reservamos 10 mil litros de gasolina para frota municipal”, afirmou.

Em Mar Vermelho, a prefeita Juliana Almeida, afirmou que a prioridade no município é o transporte escolar, transporte de urgência e emergência, e coleta de lixo. O Programa Saúde da Família foi suspenso.

Já em Quebrangulo, os postos da cidade já estão sem combustível. A coleta de lixo e transporte escolar funcionará até quarta-feira, e as ambulâncias até sexta-feira, os demais serviços já foram paralisados. Murici e Jacuípe também estão sem nenhum combustível.

Em Poço das Trincheiras o abastecimento está normal, embora controlado. Os ônibus escolares, ambulâncias, transportes para hemodiálise estão liberados, os demais com um certo controle. A prefeitura de São José da Laje pede ajuda da população para reduzir ao máximo a produção de lixo, já que a coleta ficará prejudicada na cidade.

Em Água Branca, os postos de cidade estão desabastecidos, a frota municipal está com uma reserva mínima para as ambulâncias. As aulas foram suspensas por 48 horas, a coleta de lixo está com dificuldades, pois os veículos não estão conseguindo chegar ao aterro sanitário, devido as paralisações na rodovia, e os médicos do PSF não estão conseguindo chegar ao município por falta de combustível em seus veículos.

O prefeito de Maribondo, Leopoldo Cesar Amorim Pedrosa, declarou que a cidade está um caos, a coleta de lixo já foi encerrada e todos os postos de combustível estão sem gasolina. Em São Luís do Quitunde, os postos da cidade estão todos sem combustível, as ambulâncias e os carros da limpeza ainda estão normalizados, mas só dá até amanhã, mas transporte escolar já está paralisado.

O município de Belo Monte informou que a prefeitura e as secretarias funcionarão normalmente, mas estão suspensos todos os serviços não essenciais que envolvam os veículos oficiais. Os postos de saúde estão abertos, entretanto, as visitas dos profissionais as áreas estão suspensas. Já as ambulâncias estão de prontidão para os serviços de emergência. Na educação, a falta de combustível inviabilizou as aulas desde esta segunda-feira, 28 e será retornada assim que se normalizar a situação.

A Prefeitura de Marechal Deodoro informou que, devido à falta de combustível (óleo diesel) para abastecer os transportes escolares do município, as aulas nas escolas municipais ficarão suspensas a partir desta terça-feira (29). Logo que a situação dos combustíveis for normalizada no município as aulas serão retomadas.

Em Palmeira dos Índios, o prefeito Júlio Cezar declarou situação de emergência. Os dois postos que abastecem os carros da prefeitura já estão desabastecidos. Por isso, apenas os serviços essenciais como Samu; os carros que transportam pacientes com cirurgias eletivas, consultas e exames marcados para Arapiraca e Maceió; veículo que transporta pessoas que fazem hemodiálise; coleta de lixo; iluminação pública; ambulâncias da área da Saúde que não utilizam gasolina e o transporte das equipes dos PSFs da cidade estão mantidos. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar também estão com a frota sem combustível e o prefeito Júlio Cezar também garantiu o abastecimento destes dois serviços.