Mundo

Jornalista dado como morto na Ucrânia está vivo; Rússia é acusada de orquestrar plano de assassinato

Serviço de segurança ucraniano disse que encenou morte de Arkady Babchenko para neutralizar plano russo de assassiná-lo.

Por G1 30/05/2018 15h03
Jornalista dado como morto na Ucrânia está vivo; Rússia é acusada de orquestrar plano de assassinato
Vasily Gritsak, chefe do serviço de segurança ucraniano, fala em entrevista coletiva em Kiev, ao lado do jornalista Arkady Babchenko, à direita, que havia sido dado como morto, mas apareceu são e salvo. - Foto: Reuters/Valentyn Ogirenko

O jornalista Arkady Babchenko, que chegou a chegou a ser dado como morto pela polícia nesta segunda-feira (29), na verdade está vivo, como foi revelado quando apareceu pessoalmente para uma entrevista coletiva nesta terça em Kiev.

O chefe do serviço de segurança ucraniano disse que serviços especiais russos haviam ordenado seu assassinato e, para neutralizar essa operação, optou-se por encenar sua morte.

Babchenko agradeceu às autoridades ucranianas por salvarem sua vida.

O governo da Ucrânia disse que deteve um cidadão ucraniano em conexão com o suposto plano russo para eliminar Babchenko, e que este suspeito teria recebido US$ 40 mil para matar o jornalista dissidente.

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse que estava feliz por Babchenko estar vivo, e que seu caso está sendo usado pela Ucrânia com função de propaganda.

Vasili Gritsak, diretor do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), detalhou que o assassinato anunciado nesta segunda foi uma encenação para proteger Babchenko de um ataque que estava sendo organizado pela Rússia e sobre o qual tinham informações que estava para acontecer.

"Segundo dados do SBU, o assassinato de Babchenko foi contratado pelo serviço secreto russo. Entramos em contato com pessoas que tinham essa informação e elas nos ajudaram a evitar o ataque. O jornalista estava a par e tínhamos isso controlado", explicou.

Babchenko afirmou que o atentado contra ele deveria ocorrer na véspera da final da Liga dos Campeões, realizada em Kiev.

"Quando há uma semana se dizia na Rússia que o Estado Islâmico preparava atentados na véspera da Liga dos Campeões, pelo visto eles se referiam a mim", disse o jornalista.

O repórter se refugiou em Kiev no início do ano passado após receber ameaças contra ele e a família. Babchenko disse ter certeza que Putin está por trás do plano para matá-lo.

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, parabenizou o SBU pela "brilhante operação" para proteger Babchenko e prometeu fornecer seguranças 24 horas por dia ao jornalista. "Duvido que a Rússia se acalme", disse Poroshenko.

Falso assassinato

Nesta segunda, foi noticiado que o jornalista, notório crítico do presidente Vladimir Putin, havia sido morto a tiros. A informação veio da polícia ucraniana.

Babchenko teria morrido na ambulância por conta de ferimentos após sua esposa encontrá-lo coberto de sangue em casa, informou a polícia, acrescentando suspeitar que o assassinato havia sido cometido por conta das atividades profissionais de Babchenko.

Ele é um dos correspondentes de guerra mais conhecidos da Rússia, havia deixado seu país natal temendo por sua vida depois de criticar políticas russas na Ucrânia e na Síria.

Ele denunciou políticos pró-governo na Rússia por comentários nas redes sociais sobre o bombardeio russo na Síria, e pela sua caracterização da Rússia como uma agressora em relação à Ucrânia.

"A primeira versão é sua atividade profissional", disse o chefe da polícia de Kiev, Andriy Kryshchenko, no canal televiso de notícias "112", quando perguntado sobre o que a polícia suspeitava estar por trás do que então era dado como um assassinato.

Dois anos atrás, Pavel Sheremet, um jornalista bielorrusso conhecido por suas críticas à liderança de seu país-natal e sua amizade com o líder assassinado da oposição Boris Nemtsov, foi morto em uma explosão de um carro-bomba na região central de Kiev.