Maceió

Cai número de isentos da taxa de iluminação pública em Maceió

Taxa caiu de 96.667 em março para 95.506 em abril

Por Secom Maceió 01/06/2018 08h08
Cai número de isentos da taxa de iluminação pública em Maceió
Número de pessoas isentas da taxa de iluminação pública tem caído mês a mês - Foto: Secom/Maceió

No mês de abril de 2018, mais de 95 mil famílias de baixa renda em Maceió foram beneficiadas com a isenção da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip). O número está abaixo do registrado em fevereiro (102.616) e março desde ano (96.677), segundo dados registrados pela Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima).

A queda no número de beneficiados em abril, onde o percentual de isentos da Cosip foi de 27,74%, é explicada pelo período do ano, a quadra chuvosa e o inverno, como informa o superintendente da Sima, Frederico Lins. “Sempre registramos uma baixa nos benefícios nessa época. As pessoas ficam mais em casa deviso às chuvas, se reúnem em frente à TV, ligam mais aparelhos eletrônicos”, disse.

Mesmo tendo uma queda, os 95.506 consumidores que ganharam a isenção representam quase um terço das 344.243 famílias que pagam a conta de luz mensalmente. “Precisamos lembrar que estes beneficiados são pessoas que realmente necessitam, que utilizam esse dinheiro para comprar alimentos, roupas, itens de necessidades básicas”, afirma o superintendente.

O que é a Cosip
Cosip é a contribuição que garante a iluminação de Maceió, subsidiando o custo de novas luminárias e a manutenção das mais de 71 mil já instaladas em toda a capital alagoana. Os usuários que consomem menos de 60 Kw ganham a isenção da taxa. Não é necessário se cadastrar, o desconto já vem automaticamente na conta de luz.