Maceió

Inscrições para etapa estadual do JEAL 2018 terão início nesta segunda (4)

Mais de dois mil atletas disputam esta etapa, nas modalidades individuais e coletivas

Por 7 segundos com Assessoria 03/06/2018 16h04
Inscrições para etapa estadual do JEAL 2018 terão início nesta segunda (4)
Mais de dois mil atletas disputam esta etapa, nas modalidades individuais e coletivas - Foto: Divulgação/JEAL

Após a definição dos campeões da etapa regional dos Jogos Estudantis de Alagoas 2018, realizada de 21 a 27 de maio, apenas nas modalidades coletivas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai dar início à etapa estadual da competição, classificatória para a fase nacional, os Jogos Escolares da Juventude (JEJ). As inscrições da etapa estadual começam com de 4 a 8 de junho (de segunda até sexta-feira).

De acordo com o coordenador-geral do Jeal e interlocutor da Seduc junto ao COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Henrique Vilela, as inscrições serão presenciais, para entrega dos termos e fotos, e devem ser efetuadas nas Gerências Regionais de Educação (Geres) para as escolas do interior e, para as da capital, na Escola Estadual José da Silva Correia Titara, sala 17, no Cepa.

“Este ano a etapa estadual reunirá mais de dois mil atletas, somando modalidades individuais e coletivas, e será sediada nos municípios de Maceió e Arapiraca, que receberá os jogos de futsal e ainda a abertura oficial do evento, marcada para 2 de julho”, adianta Henrique.

Cronograma por modalidades

Além dos dois locais distintos, a etapa terá competições em três períodos alternados, a depender da modalidade. O cronograma fica assim: 20 de junho acontece o primeiro congresso técnico, para as modalidades de futsal e atletismo, no auditório da 13ª Gere, no Cepa, em Maceió, seguido das disputas, de 01 a 09 de julho, respectivamente em Arapiraca e Maceió.

Na sequência, teremos o congresso técnico para as demais modalidades, marcado para 18 de julho, em local a confirmar. E seguindo a competição: 23 a 26 de julho, com tênis de mesa, ginástica rítmica, vôlei de praia e xadrez; 28 a 31 de julho, teremos ciclismo, natação e voleibol; e finalizando entre 2 a 5 de agosto, com basquetebol, handebol, judô e luta olímpica.

O que vem por aí

Para as escolas da rede estadual, a etapa regional foi repleta de emoções, com confirmações de favoritos, mas também com novidades. No futsal, por exemplo, as tradicionais equipes das escolas Claudizete Lima Eleutério (Rio Largo) e Comendador José da Silva Peixoto (Penedo) ganharam tudo o que disputaram e seguem com força total para a etapa estadual. Nesta mesma modalidade, dentre as revelações, estão a equipe da Escola Estadual Virgínio de Campos, de Maceió; Professora Joanita de Melo, de Ouro Branco; Messias de Gusmão, de São Luís do Quitunde e Aristheu Andrade, de Colônia Leopoldina. Esta última terminou a etapa regional invicta e, pela primeira vez, classificou-se para a fase estadual, superando equipes tradicionais da região.

No handebol masculino, a Escola Estadual Geraldo Melo, de Maceió, aparece como uma nova força da modalidade graças a um trabalho que tem se consolidado desde o ano passado, quando a jovem equipe venceu o alagoano de handebol na categoria infantil. Com uma trajetória vitoriosa no handebol masculino, a Escola Estadual Margarez Lacet traz agora a sua equipe feminina para a competição. No interior, duas escolas com tradição em outras modalidades – Luiz Augusto, de Delmiro Gouveia e Maria Antônia, de Matriz de Camaragibe – foram campeãs no handebol.

Já no basquete, uma das revelações é a promissora equipe da Escola Estadual Fernandina Malta, de Rio Largo, comandada pelo experiente professor Romero Farias. E mesmo equipes que não se classificaram para a etapa estadual também surpreenderam. Com três medalhas no atletismo em 2017, a Escola Estadual Santos Ferraz, de Taquarana, fez bonito no futsal, onde chegou à final juvenil da 5ª Gere. Vice-campeãs do futsal juvenil feminino da 1ª Gere, as atletas da Escola Estadual Fernandes Lima chamaram atenção de um clube local.

“Tivemos um aumento de quase 100 % de participação das escolas públicas em nossa regional”, comemora Roney Petson, coordenador do Jeal pela 10ª Gere, que abrange as escolas da região norte.