Maceió

Postos em Maceió passarão a exibir preços do diesel antes e depois da greve

Estabelecimento que não cumprir portaria será penalizado

Por Marcos Filipe Sousa 06/06/2018 16h04
Postos em Maceió passarão a exibir preços do diesel antes e depois da greve
Lista de - Foto: Reprodução/Uol

A partir da próxima semana, os postos de combustível na capital começarão a ser fiscalizados pelo Procon Maceió devido a uma portaria pública nesta quarta-feira (06) no Diário Oficial da União (DOU) que determina a exibição "de forma clara e ostensiva" dos preços do diesel antes e depois da greve dos caminhoneiros.

Pela portaria, os estabelecimentos devem informar o valor do diesel a partir de 1º de junho na comparação com o dia 21 de maio, data usada como base pelo governo para promover a diminuição no valor do combustível.

“Através de cartaz, placa ou faixa deverão exibir a diferença de preços desde o anterior a greve e o atual. Assim o consumidor poderá saber se ocorreu a redução de 46% estabelecida”, explicou o diretor do Procon Maceió, Leandro Almeida.

Ele ainda informou que já está repassando as informações para os estabelecimentos e trabalhará em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Alagoas (Sindicombustíveis).

“Daremos esses dias para que os estabelecimentos de adequem e a partir da próxima semana iniciaremos a fiscalização”, ressaltou.

Em contato com o Sindicombustíveis fomos informados que um modelo de placa padrão já foi elaborado e encaminhado para os postos, e que individualmente cada uma se responsabilizará pela confecção.

Ainda de acordo com a portaria, se o Procon identificar que não houve repasse da redução do preço ao consumidor, deverá ser instalado um processo administrativo contra o posto, podendo ser aplicada multa; suspensão temporária da atividade e interdição, total ou parcial, do estabelecimento ou de atividade.