Saúde

Paciente em tratamento cardiológico recebe visita da sua cadela no Hospital

Hospital do Coração autorizou a visita do animal visando melhor resposta ao tratamento médico

Por 7Segundos com assessoria 07/06/2018 15h03
Paciente em tratamento cardiológico recebe visita da sua cadela no Hospital
Dona Maria Augusta e a cadelinha Katy - Foto: Assessoria/ Hospital do Coração

Internada há quatro dias, uma idosa de 86 anos recebeu uma visita para lá de especial da sua cadelinha Katy, nessa quarta-feira (06), no Hospital do Coração, em Maceió. A visita trouxe mais alegria para dona Maria Augusta que estava querendo desistir do tratamento médico preocupada com seus filhos, como ela mesmo se refere a cadelinha Katy e o cachorrinho Kiko.

“Durante a visita da equipe Multiprofissional, a Sra. Augusta se mostrava inquieta, triste, ansiosa, querendo muito ir para casa e não estava colaborando com o seguimento do tratamento, descobrimos que o grande motivo da sua imensa vontade de ir embora era a saudade dos cachorros. Olhando de forma humanizada para essa aflição, a equipe do Hospital do Coração de Alagoas interviu para a possibilidade da cadela Katy vir até o Hospital como uma forma de melhorar o estado emocional da paciente e assim prosseguir com o tratamento”, declara a cardiologista Dra. Patrícia Caldas.

“Uma surpresa, fiquei muito feliz, nunca pensei que poderia receber a visita da minha filha, eu estava muito preocupada, porque ela só dorme quando eu durmo, é minha companhia, eu não tenho filhos, e os meus dois cachorros são tudo para mim, quando eu viajo levo eles, não consigo ficar muito tempo longe, achei tão boa essa liberação do Hospital, agora a Katy passa o dia comigo”, relata dona Augusta com sorriso largo.

Segundo a psicóloga Vera Amorim, dona Augusta estava ansiosa a espera de Katy, se arrumou e estava cheia de expectativas para o encontro com sua filha de 4 patas. “Após a visita é nítida a melhora de humor da paciente, ela estava em um processo de recolhimento, tristeza e angústia e agora tornou-se mais falante, mais ativa, participativa e com maior interação com equipe e tratamento. A qualidade de vida emocional do paciente está muito relacionada as relações afetivas significativas, sejam essas com pessoas, familiares, animais de estimação, como esse caso, e estamos sempre atentos, com o olhar humanizado para observar, acolher e entender necessidade de cada paciente e intervir da melhor forma”, afirma Vera Amorim.

“Estávamos todos preocupados com o comportamento da minha tia, porque ela não queria continuar o tratamento preocupada e sentindo falta dos cachorros, e o Hospital do Coração está de parabéns pela atitude humana que teve em perceber essa necessidade dela e ajudar de alguma forma, e fiquei surpreso com a atitude, porque não tenho conhecimento de que em outro hospital isso já aconteceu”, declara Sr. José Antônio dos Santos, sobrinho da paciente.

O encontro da Katy com sua dona foi autorizado pela infectologista Dra. Sarah Dominique, médica responsável pelo setor de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital do Coração, seguindo o protocolo de segurança que exige a apresentação do atestado veterinário, higienização prévia do animal e restrição na circulação do animal em alguns ambientes do hospital. “A visita de animais de estimação é uma prática humanizada incentivada pela Organização Mundial da Saúde e, é Lei em alguns estados brasileiros, mas Alagoas ainda não adotou essa prática. A liberação dessa visita foi algo que partiu da visão humanizada da direção do Hospital do Coração, que proporcionou esse momento nunca antes acontecido no Hospital”, afirma Dra. Sarah Dominique.