Maceió

Hospital de Maceió autoriza idosa a receber visitas da cadela durante internação

"Nunca pensei que poderia receber a visita da minha filha", afirmou Maria Augusta, de 86 anos

Por 7 segundos com Assessoria 10/06/2018 16h04
Hospital de Maceió autoriza idosa a receber visitas da cadela durante internação
A idosa estava querendo desistir do tratamento antes de receber as visitas. - Foto: Divulgação

Uma idosa internada no hospital do Coração de Alagoas, em Maceió, conseguiu uma autorização para receber visitas da sua cadela Katy. A decisão foi tomada após o quadro emocional de Maria Augusta, de 86 anos, apresentar uma melhora com o primeiro encontro do animal no hospital, ocorrido na última quarta-feira (6).

A idosa queria desistir da internação para poder voltar a cuidar dos seus dois cachorros, Katy e de Kiko. "Fiquei muito feliz, nunca pensei que poderia receber a visita da minha filha. Eu estava preocupada porque ela só dorme quando eu durmo, é minha companhia", disse.

A liberação deve seguir algumas regras: a cadela pode ficar solta no quarto da paciene, mas só pode circular os corredores carregada nos braços. Já em setores mais críticos do hospital, a entrada no animal é proibida. Por fim, a equipe de limpeza deve ser acionada assim que o animal fizer alguma necessidade fisiológica.

O sobrinho da paciente, José Antônio dos Santos, disse que ficou "surpreso com a atitude humanizada do hospital".

A psicóloga Vera Amorim foi quem percebeu que a paciente apresentou uma melhora no quadro emocional após a visita da cadelinha Katy. "Ela estava em um processo de recolhimento, tristeza e angústia. Agora está mais falante, mais ativa, participativa e com maior interação com a equipe e com o tratamento. A qualidade da vida emocional do paciente está relacionada às relações afetivas significativas", afirmou.