Alagoas

Patrão e empregado devem entrar em acordo sobre folga nos jogos da seleção

Brasil tem dois jogos em horário comercial na primeira fase

Por Marcos Filipe Sousa 11/06/2018 16h04
Patrão e empregado devem entrar em acordo sobre folga nos jogos da seleção
Foto oficial da seleção brasileira para a Copa do Mundo na Rússia - Foto: Direitos reservados/Lucas Figueiredo - CBF

Assim como o restante do país, os alagoanos estão se preparando para a Copa do Mundo. A seleção brasileira entra em campo no próximo domingo (17) e alguns lugares terão expediente diminuído. Mas é preciso está atento, pois não existe legislação trabalhista especifica para esse tipo de situação.

Em contato com a assessoria de comunicação do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas, os órgãos públicos nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal, estão emitindo portarias para determinar o expediente. O Governo Federal já informou que dispensará os servidores nos horários das partidas.

Já na iniciativa privada uma conversa prévia deve ser realizada entre patrão e funcionário. “Fica a critério do empregador se dará folga ou diminuirá o expediente”, explicou a advogada Thaisa Gameleira.

Empresas e empregados podem estabelecer acordo individual para compensação das horas relativas ao período em que os trabalhadores forem dispensados para assistirem aos jogos.

O Brasil tem três jogos agendados na primeira fase da competição. O primeiro jogo será no domingo, dia 17, contra a Suíça, às 15h. As outras duas acontecem em horário comercial: contra a Costa Rica, às 9h, no dia 22 (sexta-feira), e contra a Sérvia, às 15h do dia 27 (quarta-feira).