Mundo

Último esforço em busca de desaparecidos por vulcão na Guatemala

Dezenas de socorristas se uniram aos moradores de San Miguel Los Lotes em um último esforço para encontrar os corpos de quase 200 desaparecidos

Por JCOnline 11/06/2018 20h08
Último esforço em busca de desaparecidos por vulcão na Guatemala
A violenta erupção do vulcão, o mais potente das últimas quatro décadas, deixou até agora 110 pessoas mortas - Foto: Reprodução/JConline

Dezenas de socorristas se uniram nesta segunda-feira (11) aos moradores de San Miguel Los Lotes, em um último esforço para encontrar os corpos de quase 200 desaparecidos no povoado devastado pela erupção do vulcão de fogo de Guatemala.

Os grupos de busca voltaram domingo à área destruída em busca de mais vítimas após a retomada das operações, suspensas na quarta-feira à tarde devido à instabilidade do terreno e à atividade vulcânica.

Um socorrista na chamada "zona zero" afirmou à AFP que a temperatura do material que cobre San Miguel Los Lotes a cinco centímetros de profundidade ainda é de 84 graus centígrados. 

"Todos os restos de corpos que encontramos se desfazem nas nossas mãos", contou o socorrista, que pediu anonimato. Mesmo assim, os moradores resistem a deixar para trás os corpos de seus familiares enterrados nesse povoado próximo à cidade de Escuintla, ao sul do país. 

Mortos e feridos

A violenta erupção do vulcão, o mais potente das últimas quatro décadas, deixou até agora 110 pessoas mortas e 197 continuam desaparecidas, segundo dados oficiais.