Maceió

Vereadores cobram de bancada federal posicionamento sobre mudança no orçamento para o Esporte

Medida provisória retirou grande parte do orçamento para Segurança Pública

Por Marcos Filipe Sousa 12/06/2018 17h05
Vereadores cobram de bancada federal posicionamento sobre mudança no orçamento para o Esporte
Sessão na Câmara de Maceió - Foto: Assessoria

Nesta segunda-feira (11) em Brasília, o presidente Michel Temer editou Medida Provisória criando o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), usando dinheiro das loterias federais e tirando verbas que antes eram destinadas a entidades esportivas.

O assunto chamou a atenção dos vereadores na Câmara de Maceió que cobraram um posicionamento dos deputados federais alagoanos.

“Tiraram o dinheiro para a Segurança Pública. Sei que é importante, mas no mundo lá fora o Esporte serve para incluir socialmente as pessoas, é investimento direto na Saúde e Educação”, disse Eduardo Canuto (PSDB).

O Ministério do Esporte pode perder cerca de R$ 150 milhões do seu orçamento anual (o que piora nos anos seguintes) e as confederações de clubes, esporte escolar e universitário ficariam simplesmente sem qualquer financiamento federal.

“Os maiores eventos esportivos nos últimos dez anos ocorreram no Brasil. Era pra deixar um legado, mas nada funciona, tudo abandonado”, completou.

Silvania Barbosa (PRB) também cobrou um posicionamento dos deputados federais do Estado.  “Temos um jogador maceioense da periferia nos representando na Copa. Temos que levantar a bandeira, porque nessa Casa aparecem diversos atletas pedindo ajuda”.