Polícia

Selaj expressa preocupação com mudança no orçamento para o esporte

Por 7Segundos com Assessoria 13/06/2018 19h07
Selaj expressa preocupação com mudança no orçamento para  o esporte
Bolsa Atleta Alagoas apoiará 20 atletas - Foto: Ascom/Selaj

A Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) veio a público através de nota divulgada nesta quarta-feira (13), demonstrar a sua preocupação diante da medida provisória 841, editada pelo presidente da república, Michel Temer, que remaneja os recursos oriundos das loterias, antes destinados ao esporte, à cultura e ao esporte educacional, para a segurança pública.  

A Selaj apoiada em pesquisa, que comprovaram que o investimento no esporte é estratégico para resolver problemas no presente e no futuro, argumenta que a medida provisória vai na contramão do desenvolvimento social, combatendo a violência e a criminalidade, sem investir em prevenção, desconsiderando recursos que teriam uma eficiência maior caso fossem investidos no esporte.

De acordo com a nota, o repasse que a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude recebe das Loterias, é investimento integral para os atletas, garantindo a preparação e transporte para competições nacionais e internacionais, além de ações oferecidas de forma gratuita nas comunidades consideradas de vulnerabilidade social.

O texto ainda coloca a criação da Selaj como um dos fatores que contribuíram para a saída do Estado da lista dos mais violentos e afirma que o investimento na segurança pública, apesar de necessário, não deve ser feito em detrimento de outros setores.

A decisão da presidência da república causou repercussão na câmara de vereadores de Maceió, ainda nessa terça-feira (12)