Mundo

Polônia retira do mercado 4,3 milhões de ovos contaminados com antibióticos

Serviço veterinário do país afirmou que produtos continham 'resíduos do antibiótico lasalocid a uma taxa que excede o máximo permitido'.

Por G1 16/06/2018 07h07
Polônia retira do mercado 4,3 milhões de ovos contaminados com antibióticos
Remédios

O Serviço Veterinário da Polônia determinou a retirada do mercado de 4,3 milhões de ovos contaminados com um antibiótico, poucos dias após a remoção de ovos procedentes da Holanda do mercado alemão.

"A retirada do mercado ocorre devido à presença de resíduos do antibiótico lasalocid a uma taxa que excede o máximo permitido", destacaram as autoridades polonesas em um comunicado.

O diretor da entidade, Pawel Niemczuk, disse que a substância foi incluída por "engano" na alimentação das galinhas de uma granja da região de Poznan.

"O alimento para engordar os frangos (que legalmente inclui antibióticos) foi administrado de forma equivocada nas galinhas poedeiras", segundo a agência polonesa PAP.

Na terça-feira (12), as autoridades alemãs retiraram cerca de 73 mil ovos holandeses do mercado após determinar que estavam contaminados com fipronil, um insecticida que foi a origem da grande crise de ovos contaminados na União Europeia no ano passado.