Justiça

Unidades de internação vão utilizar sistema de videoconferência

Medida foi anunciada durante reunião na Corregedoria

Por Ascom CGJ/AL 18/06/2018 14h02
Unidades de internação vão utilizar sistema de videoconferência
Corregedor e representantes da Diati, Seprev e Sumese debateram ações para realização de videoconferências - Foto: Dicom/TJAL

As unidades de internação provisórias de Maceió passarão a contar, a partir do mês de julho, com o sistema de videoconferência, para a realização de audiências com os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

A medida foi anunciada durante reunião realizada na última quinta-feira (14), entre o corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Lima e representantes da Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati) do Tribunal de Justiça, Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese).

O corregedor ressaltou a importância de efetivar o funcionamento da videoconferência nas unidades de internação do Estado. “Realizamos diversas reuniões para que isso fosse possível, por meio do diálogo entre o Poder Judiciário e o Poder Executivo, para garantir mais segurança e celeridade nas audiências”, afirmou.

Segundo a sub-secretária da Seprev, Juliana Oliveira, a implantação do sistema de videoconferência vai possibilitar a diminuição dos custos com o deslocamento dos adolescentes para participar das audiências.

“Haverá uma economia com a logística utilizada no deslocamento dos adolescentes, como veículo e agentes para fazer a escolta, além da questão da segurança, principalmente quando eles precisam ser levados para outros municípios. A medida trará benefícios para o Executivo e o Judiciário”, destacou Juliana Oliveira.

A Diati realizará o treinamento dos servidores que ficarão responsáveis pelos equipamentos que serão utilizados nas videoconferências. “Vamos dar todo suporte para a instalação dos computadores e demais equipamentos que vão funcionar na sala onde serão realizadas as audiências”, explicou o servidor Denys Santos.

Participaram da reunião os juízes auxiliares da Corregedoria, Carlos Aley e Laila Kerckhoff, o juiz da 1ª Vara Criminal da Capital, João Paulo, o coronel Ataíde (Sumese) e o secretário da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude, Hamilton Ramos.