Geral

“Com novo IML, inquéritos terão provas mais robustas”, afirma Elisabeth Carvalho

Desembargadora participou, na manhã desta segunda (18), da inauguração da nova sede do órgão, no Tabuleiro do Martins

Por TJ/AL 18/06/2018 14h02
“Com novo IML, inquéritos terão provas mais robustas”, afirma Elisabeth Carvalho
“Com novo IML, inquéritos terão provas mais robustas”, afirma Elisabeth Carvalho - Foto: Reprodução

A desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), afirmou que o Poder Judiciário será beneficiado de forma direta com o novo Instituto Médico Legal de Maceió, inaugurado nesta segunda-feira (18), no bairro Tabuleiro do Martins. Para a desembargadora, as perícias criminais serão mais claras e os inquéritos terão provas mais robustas.

“O antigo prédio não tinha nenhuma estrutura para atender as demandas que chegavam, tampouco realizar as necrópsias nos cadáveres”, destacou.

Foram investidos mais de R$ 25 milhões na estrutura física do prédio e na aquisição de equipamentos de última geração. Nos blocos de atendimento à população e de exames em vivos, a principal novidade é a sala especial para atendimento de mulheres vítimas de crimes sexuais, que conta com mesa ginecológica e disponibiliza ultrassom colorido doppler digital para exames de ultrassonografia de abdômen e membros.

O Núcleo de Atendimento Psicossocial de atendimento a crianças vítimas de violência ganhou novas instalações, com sala lúdica e de exames. “As crianças e as mulheres terão mais dignidade e um tratamento humanizado quando procurarem o órgão. A espera foi muito grande”, reforçou a desembargadora.

Também presente à solenidade de inauguração, o desembargador José Carlos Malta Marques disse estar satisfeito com a nova edificação, na avenida Luiz Avelino Pereira. “Vamos encerrar uma era de muita dificuldade nos processos. Enquanto membro da Câmara Criminal, tenho testemunhado as dificuldades que enfrentamos no julgamento de vários processos, em função das deficiências periciais. Esse IML moderno vai por fim, de uma vez por todas, a esse tipo de situação”.

O governador Renan Filho pontuou que, quando uma pessoa vai ao IML, está passando por um momento difícil, e precisa ser tratada com excelência. Ele lembra que no prédio antigo uma mulher, vítima da violência, por exemplo, era obrigada a ficar na mesma sala em que se encontrava um cadáver ou até mesmo o agressor. “O Estado se estrutura no sentido de deixar a Segurança Pública cada vez mais apta a cumprir o seu papel. O IML de Alagoas é hoje, sem dúvida alguma, um dos mais modernos do Brasil, pois possui toda a estrutura necessária para prestar um bom serviço. A população é quem ganha”.