Economia

Aeroporto Zumbi dos Palmares deve ser leiloado até o fim do ano, prevê Anac

Ao todo 13 aeroportos estão na lista, e entre eles o Zumbi dos Palmares

Por 7Segundos com agências 19/06/2018 12h12
Aeroporto Zumbi dos Palmares deve ser leiloado até o fim do ano, prevê Anac
Movimento no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares é satisfatório. - Foto: André Palmeira e Itawi Albuquerque

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta segunda-feira (18), através do superintendente de regulação econômica, Thiago Pereira, que 13 aeroportos do país, entre eles o Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Alagoas, devem ser leiloados até o fim do ano, segundo previsão do governo.

Além de Alagoas, estão na lista de privatização os aeroportos das cidades de Bayeux (PB); Aracaju (SE); Juazeiro do Norte (CE); Campina Grande (PB); Recife (PE); Várzea Grande (MT); Rondonópolis (MT); Sinop (MT); Alta Floresta (MT); Barra do Garças (MT); Vitória (ES) e Macaé (RJ).

A estimativa é arrecadar um total R$ 6,4 bilhões. "A previsão do governo é que o leilão ocorra até o fim do ano", afirmou o superintendente de regulação econômica da Anac. Na quinta rodada de leilões de aeroportos brasileiros, os terminais serão vendidos em três blocos regionais definidos conforme a localização geográfica.

O bloco Nordeste é formado pelos aeroportos de Maceió, Recife, Aracaju, João Pessoa, Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE). O Bloco Sudeste inclui os aeroportos de Vitória e Macaé (RJ). Os outros cinco aeroportos, todos em Mato Grosso (Cuiabá, Sinop, Barra do Garças, Rondonópolis e Alta Floresta), formam o Bloco Centro-Oeste.

Juntos, esses aeroportos representam um volume anual de 19,5 milhões de passageiros, o que representa 9,5% do mercado nacional de aviação.

Os grupos interessados em concorrer aos leilões só terão direito de arrecadar os blocos inteiros, mas sem limite. "O mesmo candidato pode levar os três blocos. E concessionários atuais [de outros aeroportos] também podem competir e, no limite, levar os três também", explicou Thiago Pereira.