Mundo

Identificado mais um brasileiro em vídeo de assédio na Rússia

Por TVJornal 19/06/2018 19h07
Identificado mais um brasileiro em vídeo de assédio na Rússia
Identificado mais um brasileiro em vídeo de assédio na Rússia - Foto: Reprodução/TVJornal

Mais um torcedor que aparece em um vídeo ofendendo uma mulher na Rússia foi identificado, nesta terça-feira (19). De acordo com O Globo, trata-se do engenheiro civil Luciano Gil Mendes Coelho, que foi preso em 2015 em uma ação conjunta da Polícia Federal (PF) com a Controladoria Geral da União (CGU) para desarticular um esquema de desvio de dinheiro público na Prefeitura de Araripina, no Sertão de Pernambuco, onde ele trabalhava.

Segundo a investigação, o grupo desviava repasse do Ministério da Educação, que deveria ser usado para a construção creches e escolas e quadras esportivas. Ainda de acordo com O Globo, o engenheiro também foi secretário de Saúde e de Educação do Estado do Piauí.

A repercussão do vídeo

A decepção do Brasil na Rússia neste início de mundial poderia ter ficado restrita ao empate contra a Suíça, mas a atitude de um grupo de torcedores canarinhos na sede da Copa do Mundo gerou polêmica, revolta e envergonhou muitos brasileiros. Em diferentes vídeos que circulam pelas redes sociais, pelo menos quatro torcedores com a camisa verde e amarela aparecem ao lado de uma estrangeira cantando palavras obscenas sem que a moça os compreenda. Entre o grupo de torcedores estão o advogado pernambucano Diego Valença Jatobá, ex-secretário de Turismo de Ipojuca, e o tenente da PM Eduardo Nunes. 

Sem se identificar, um homem que aparece nas imagens afirmou à Folha de S. Paulo ter se arrependido de participar do vídeo. “Entrei de gaiato na história. Foi uma brincadeira de muito mau gosto. Lamento ter aparecido nisso, mas brasileiro, quando vê uma câmera, quer se meter na frente”.

A OAB de Pernambuco e a PM de Santa Catarina já emitiram notas de repúdio sobre o caso (a organização dos advogados levará o caso ao conselho de ética). Além das instituições, muitas pessoas mostraram-se indignadas com a atitude dos brasileiros, entre elas diversas artistas, que falaram sobre machismo, assédio e racismo.

Novo caso de assédio

Depois de circular um vídeo na internet com um grupo de torcedores brasileiros assediando uma mulher na Rússia, durante a Copa do Mundo, outro foi publicado com conteúdo similar. Neste segundo, ao menos três brasileiros ensinam três mulheres estrangeiras a falar: "Eu quero dar a b*** para vocês". Ao termino da frase, eles comemoram: "É a Rússia, c***!". O grupo ainda não foi identificado.