Cidades

Rui Palmeira lamenta morte do jornalista alagoano José Marques de Melo

Por Ascom Maceió 21/06/2018 12h12
Rui Palmeira lamenta morte do jornalista alagoano José Marques de Melo
Alagoano José Marques de Melo, um dos grandes nomes da comunicação latino-americana, faleceu aos 75 anos. - Foto: Ufal

O prefeito Rui Palmeira divulgou nota de pesar, na noite desta quarta-feira (20), pela morte do jornalista, professor, pesquisador e escritor alagoano José Marques de Melo, uma das principais referências entre os teóricos da comunicação na América Latina. Natural de Palmeira dos Índios, no Agreste alagoano, o jornalista tinha 75 anos e faleceu em São Paulo, em consequência de um infarto fulminante.

“Hoje os comunicadores perdem uma grande referência pessoal e profissional, com o falecimento do jornalista, professor e escritor alagoano José Marques de Melo. Com pesar, presto minha solidariedade a todos os familiares e amigos e manifesto o reconhecimento de que seu legado contribuiu e seguirá contribuindo, como referencial científico, para a formação de várias gerações de comunicadores”, afirmou o prefeito Rui Palmeira, por meio de sua página no Facebook.

José Marques de Melo se formou-se em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco, durante a década de 1960, antes de se transferir para São Paulo, onde construiu sua vida acadêmica, tornou-se escritor, atuou na fundação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), sendo reconhecido como um dos grandes nomes da comunicação.

Antes de se tornar professor, Marques de Melo trabalhou em publicações de Alagoas, Pernambuco, São Paulo, Brasília, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Iniciou a carreira acadêmica no Recife, em 1966, no Instituto de Ciências da Informação da Universidade Católica de Pernambuco e no ano seguinte, já em São Paulo, fundou o Centro de Pesquisas da Comunicação Social, mantido pela Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero, e foi docente-fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde obteve os títulos de doutor em Ciências da Comunicação, livre-docente e professor catedrático de jornalismo.

Durante o regime militar, José Marques de Melo foi impedido de trabalhar em universidades públicas brasileiras, mas foi anistiado e reassumiu a cátedra na USP em 1979. Em 1989, foi escolhido pela comunidade acadêmica para exercer o cargo de diretor da ECA, função ocupada até 1993, quando se aposentou.

José Marques de Melo foi o primeiro doutor em jornalismo titulado por universidade brasileira e fez pós-doutorado nos Estados Unidos, em 1973-1974. Desenvolveu também estudos na Espanha e, em 1992, foi nomeado Catedrático Unesco de Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona. Atuou ainda como pesquisador/professor visitante em diversas outras universidades estrangeiras, nos Estados Unidos, México, Argentina, Uruguai, Venezuela, Bolívia e Chile.

Autor de 38 livros e coordenador de dezenas de coletâneas, José Marques de Melo publicou artigos científicos em periódicos de referência nacionais e estrangeiros e figura nas estantes das faculdades e de profissionais de Comunicação, por meio de obras como Comunicação Social: Teoria e Pesquisa, Comunicação e Modernidade, Fontes para o Estudo da Comunicação e Teoria da Comunicação: Paradigmas Latino-Americanos.

Pesquisador incansável, José Marques de Melo idealizou a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), hoje a principal associação de pesquisadores em comunicação no país e se tornou referência para a criação de outros coletivos de comunicação na América Latina.