Saúde

Mortes de crianças por gripe triplicam no Brasil, diz Ministério da Saúde

Por Uol 21/06/2018 21h09
Mortes de crianças por gripe triplicam no Brasil, diz Ministério da Saúde
Criança doente, com gripe - Foto: Ilustração

Ao menos 44 crianças com até cinco anos morreram por complicações relacionadas à gripe neste ano, segundo boletim divulgado nesta quinta-feira (21) pelo Ministério da Saúde. O número triplicou se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 14 óbitos nessa faixa etária.

Iniciada no dia 23 de abril e prorrogada por duas vezes, a campanha de vacinação está prevista para se encerrar amanhã (22). Ainda assim só atingiu 84% da população-alvo, índice abaixo da meta do governo que era de 95%.

Até o momento, restam 8,6 milhões de pessoas a serem vacinadas, sendo 3,6 milhões de crianças menores de cinco anos. Este grupo prioritário é o que registra menor cobertura vacinal, com 67,7%

Entre as gestantes a cobertura é de 71%. Já o público com maior cobertura da vacina contra a gripe é o de professores, com 98%, seguido pelas puérperas (96,2%), idosos (91%) e indígenas (90,5%). Entre os trabalhadores de saúde, a cobertura de vacinação está em 88,6%.

A partir da próxima semana, o Ministério da Saúde recomenda aos municípios que ainda tiverem doses disponíveis a ampliação da vacinação para crianças de cinco a nove anos de idade e aos adultos de 50 a 59 anos.

A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.