Política

Denúncias contra Davi Maia causam mal estar entre vereadores

Vereador expôs amizade com denunciado e acabou sendo criticado por colegas

Por Marcos Filipe Sousa 26/06/2018 17h05
Denúncias contra Davi Maia causam mal estar entre vereadores
Audiência acontece na sexta-feira (18) - Foto: Foto: Assessoria / Câmara de Maceió

Mais uma vez as denúncias envolvendo o ex-secretário da Slum, Davi Maia, foram assunto na Câmara de Maceió. Diferentemente das outras, causou um mal estar entre os membros da Casa de Mário Guimarães, que entraram em debate sobre a possível investigação entorno de seu nome nesta terça-feira (26).

O assunto veio a público novamente com a declaração da vereadora Silvania Barbosa (PRB) que classificou como “vergonhosa” a situação vivida na Casa. “As denúncias chegam e nós fechamos os olhos”. A parlamentar queria a abertura de uma Comissão Especial de Investigação (CEI).

Diante da situação, o vereador Silvanio Barbosa (MDB) que presidia a sessão, instaurou uma comissão de representação para ouvir as partes envolvidas na denúncia. A atitude foi questionada por alguns vereadores, como Tereza Nelma (PSDB) que disse: “Eu não estou entendendo nada”.

Samyr Malta (PSDC) disse declarou que uma investigação como essa afetaria a gestão de Rui Palmeira (PSDB). “Não assino, e não vou ser hipócrita de dizer que isso é uma coisa boa para a Prefeitura”. O vereador pediu que qualquer investigação comece depois do recesso parlamentar.

José Márcio Filho (PSDB) se colocou contra a CEI, mas concorda com uma sabatina com o ex-secretário e os demais envolvidos.

Siderlane Mendonça (PEN) subiu à tribuna e declarou ser amigo íntimo de Davi Maia. “Já conversei com ele, e podemos marcar para que ocorra essa sabatina. O que não pode é a disputa política de 2018, chegar a essa casa”.

Neste momento, José Márcio Filho e Silvania questionaram o parlamentar, se ele concordava com a instauração da CEI, e a resposta foi: “A senhora está me ameaçando?”.

Silvania rebateu dizendo que não ficará omissa e que sua função enquanto vereadora é apurar os fatos, independente do nome envolvido. “Não tenho amizades e nem interesses com ninguém, simplesmente quero apurar uma denúncia que foi protocolada nesta Casa”.

As denúncias que foram entregues à Câmara envolvendo Davi Maia são: a nomeação de Alfredo Frederico Medeiros Maia Filho, vereador de Quebrangulo (e primo de Maia), como chefe de gabinete da SLUM, contratos das empresas Viva Ambiental e Limpel de agosto a outubro de 2016 com pagamento em duplicidade, além de atos de suposto nepotismo na contratação de funcionários.