Justiça

PT chama decisão de Fachin sobre Lula de "manobra" e compara com ato da ditadura

Por Uol 26/06/2018 21h09
PT chama decisão de Fachin sobre Lula de 'manobra' e compara com ato da ditadura
O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF - Foto: Carlos Humberto - 7.dez.2016/SCO/STF

Em nota divulgada na noite desta terça-feira (26), a Executiva Nacional do PT criticou a decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin de enviar um recurso contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao plenário da Corte, classificando-a de "manobra" e comparando o ato a práticas da ditadura militar.

"A manobra de Fachin evoca o espírito autoritário dos atos institucionais editados pela ditadura para cassar os mandatos e direitos dos representantes do povo", diz trecho do texto.

Na sexta-feira (22), após o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) negar o pedido da defesa de Lula de recurso extraordinário ao STF, Fachin suspendeu o julgamento de um pedido do petista que estava previsto para esta terça, dentro da pauta da Segunda Turma da Corte, e que poderia libertá-lo da prisão.

Os advogados de Lula recorreram da decisão e, na noite desta segunda (25), Fachin decidiu abrir prazo para manifestação da PGR (Procuradoria-Geral da República) e enviar o caso ao plenário, que é composto pelos 11 ministros do Supremo, e não à 2ª Turma, que tem cinco magistrados.