Alagoas

Com estoque estabilizado, Hemoal e Hemoar não funcionam nesta segunda (2)

Hemocentros funcionarão para liberar sangue para hospitais e maternidades e atender urgências hematológicas

Por 7 segundos com Assessoria 01/07/2018 15h03
Com estoque estabilizado, Hemoal e Hemoar não funcionam nesta segunda (2)
Com estoque suficiente para atender a demanda transfusional, Hemoal e Hemoar não abrem nesta segunda - Foto: Clara Cleto

Em razão do ponto facultativo decretado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da portaria 6.782/2018, os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) não irão funcionar para coleta de sangue nesta segunda-feira (2). Entretanto, a população alagoana não sofrerá prejuízos, uma vez que o estoque de sangue das unidades é suficiente para atender as transfusões das maternidades e hospitais, já que no mínimo deveriam dispor de 600 bolsas, mas, às 17h46 deste sábado (30), contavam com 783, ou seja, 183 a mais do que o limite mínimo necessário.

Estoque satisfatório que é resultado do sucesso da Campanha “Torcer está no Sangue”, realizada pelo Hemoal e Hemoar no período de 11 a 15 deste mês. E além de contar com sangue em número suficiente, os hemocentros alagoanos dispõem de plaquetas em quantidade necessária para atender às solicitações que possam surgir nos próximos dias, segundo o Núcleo de Dispensação de Sangue do órgão, que irá funcionar normalmente para liberar as bolas de sangue solicitadas pelas maternidades e hospitais.

Com relação ao atendimento aos pacientes hematológicos, o Hemoal contará com um médico hematologista de plantão no Ambulatório de Hematologia, visando atender aos casos de urgência, segundo informou a gerente da unidade, Verônica Guedes. “Adotamos todas as providências necessárias para que nenhum alagoano tenha prejuízos, caso necessite de sangue. Inclusive, neste sábado [30], funcionamos das 8h às 17h, e recebemos 62 doações, aumentado ainda mais nosso estoque”, explicou.

Retorno da Coleta – Na terça-feira (3), o Hemoal e Hemoar retomam a coleta de sangue e o cadastro para doadores de medula óssea. No Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, o atendimento ocorre das 8h às 11h; no Hemoal Trapiche, situado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), o funcionamento acontece das 7h às 18h. Já no Hemoar, na Rua Geraldo Barboza Lima, no Centro de Arapiraca, os voluntários poderão se candidatar à doação de sangue das 7h30 às 17h30.

Critérios da Doação – Para se candidatar à doação de sangue é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais.

O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. É indispensável que o candidato à doação de sangue compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.