Economia

Número de trabalhadores inseridos no mercado cresce 20% em Maceió

Por Assessoria 02/07/2018 10h10
Número de trabalhadores inseridos no mercado cresce 20% em Maceió
Em 2018, 2.136 pessoas foram encaminhados para seleções de emprego pelo Sine Municipal - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió conseguiu empregar quase 1.500 trabalhadores, de janeiro a junho de 2018. Os dados foram fornecidos pelo Sine Municipal, que aponta um crescimento de mais de 20% de profissionais que conseguiram chegar ao mercado de trabalho, quando comparado com o período de janeiro a dezembro de 2017.

No posto de atendimento ao trabalhador, o saldo do primeiro semestre de 2018 é positivo. Mais de cinco mil profissionais foram inscritos no Sistema Emprega Brasil e 2.136 foram encaminhados para seleções de emprego.

“Os números desse primeiro semestre já batem todos os números alcançados em 2017. Conseguimos aumentar a quantidade de trabalhadores encaminhados para o mercado de trabalho, além de aumentar o número de profissionais que conseguiram assinar suas carteiras. Esse é o grande objetivo da Prefeitura de Maceió: trazer mais empregos e gerar renda para a população”, atenta o secretário municipal do Trabalho, Tácio Melo.

Na parceria com as empresas, o Sine conseguiu garantir mais de 1.900 novas vagas de trabalho, alcançando um índice de empregabilidade de 62%. O número, quando comparado com todo o ano de 2017, também registrou crescimento. Ano passado, o saldo de novos postos de emprego fechou em 1.500.

“Estamos focados em conseguir resgatar o relacionamento tanto com o trabalhador quanto com o empregador. A estratégia é continuar batendo as marcas alcançadas no ano passado e garantir que os profissionais possam ter uma oportunidade no mercado de trabalho”, ressalta a diretora de Trabalho e Emprego da Semtabes, Camilla Limeira.

Qualificação profissional

Na qualificação profissional, em parceria com o Instituto Crescer e a multinacional AlmaViva do Brasil, foram encaminhados para curso de telemarketing, entre janeiro e junho, 1.887 pessoas, que garantiram um certificado na área. Além da qualificação, no centro de formação são desenvolvidas habilidades na formação social dos cursistas.

A certificação, explica o coordenador do Instituto Crescer, Arnaldo Faustino, vai além da capacitação técnica. Os cursistas aprendem muito mais dentro das salas de aula. “Esse período está sendo intenso. Certificamos os cursistas para a área de call center, mas eles levam os conhecimentos para a vida. Porque trabalhamos tanto a parte técnica quanto a parte de qualificação individual, como se posicionar na empresa, como buscar o conhecimento. Fortalecemos as pessoas para o mercado de trabalho”, destaca Faustino.