Geral

Parques de Maceió são opções de lazer nas férias escolares

Por Assessoria 05/07/2018 12h12
Parques de Maceió são opções de lazer nas férias escolares
Parques em áreas públicas garante lazer para crianças em Maceió - Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

O mês de julho é um período em que, normalmente, crianças e adolescentes estão em férias escolares. Durante o mês, pais e responsáveis buscam opções de entretenimento para os menores, que, na capital alagoana, podem usufruir do lazer em áreas públicas. O Parque Municipal de Maceió e os parques infantis sustentáveis da orla, por exemplo, estão entre os espaços indicados para quem busca diversão aliada à prática esportiva em uma ampla reserva da Mata Atlântica ou momentos de tranquilidade entre as belas praias da cidade.

Administrados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), os parques de Maceió são abertos ao público e gratuitos. Os equipamentos da orla foram entregues recentemente pela Prefeitura por meio de parceria com as empresas Parmeggiano, Lopana, Maceió Mar Hotel, Hotel Ponta Verde e Amaru Sustentabilidade. Já o Parque Municipal, em Bebedouro, é uma reserva ambiental mantida pelo Município com trilhas, museu ecológico, lago dos jacarés, além de espaços para a prática de atividades físicas e piquenique.

“A recuperação de áreas públicas de Maceió tem permitido que a população volte a frequentar os espaços, como antes acontecia em praças tradicionais. Agora, com uma nova proposta de espaços de lazer com material completamente sustentável, estamos entregando novos parques infantis com brinquedos de madeira de reflorestamento, como os três situados entre as orlas de Pajuçara e Ponta Verde. São espaços amplos, com estrutura adequada e segura, abertos ao público diariamente como uma nova opção de entretenimento”, destaca o titular da Semds, Gustavo Acioli Torres.

No Parque Sustentável Infantil Vô Hélio, inaugurado nesta semana em parceria com o Maceió Mar Hotel e Hotel Ponta Verde, o espaço conta com uma novidade: a disponibilização de tomadas para carregar celular por meio de energia solar. Em um dos brinquedos, a empresa D’Solare, que é parceira na entrega do equipamento, instalou placas que permitem o fornecimento de carga para baterias. Durante o dia, a placa gera energia e alimenta as tomadas de forma imediata. À noite, como não tem sol, há uma bateria que irá fazer essa função.

Esporte, lazer e meio ambiente

Situado no bairro de Bebedouro, o Parque Municipal de Maceió é uma ampla reserva ambiental que oferta uma programação diferenciada aos que buscam tranquilidade ou atividades físicas em meio ao ar puro da Mata Atlântica. No local, o visitante pode caminhar ou correr por cinco trilhas acessíveis, observar e beber a água que brota do solo em diversas fontes naturais, praticar atividades físicas na estação de ginástica disponíveis no Parque, além de apreciar a vista do lago dos jacarés, onde, aos domingos, às 11h, também é possível acompanhar a alimentação dos animais.

“O Parque Municipal é um local que todo maceioense deve conhecer e visitar com frequência. É um local de paz, tranquilidade, onde se respira o ar puro e se tem o contato direto com a natureza. A unidade de conservação tem uma estrutura propícia à prática de atividades físicas e também para o relaxamento, com áreas onde famílias e amigos podem se reunir para conversar ou fazer um piquenique. Monitorado 24 horas por fiscais e guardas municiais, o espaço é aberto à visitação de terça a domingo, das 8h às 17h, com entrada gratuita”, explica Gustavo Acioli Torres.

Conforme o regimento do Parque Municipal, não é permitido entrar com bebidas alcoólicas ou equipamentos de som, o acesso de carro é limitado – contando com transporte da própria reserva exclusivamente para pessoas com dificuldades de locomoção, pais com crianças de colo e idosos. Para mais informações sobre o Parque, como agendamento de visitas e dúvidas, os contatos para esclarecimentos são [email protected] ou (82) 98801-3651.