Justiça

MP denuncia motorista que provocou acidente fatal com VLT, em Maceió

Acidente aconteceu no dia 5 de março deste ano, no bairro do Jaraguá

Por Redação com assessoria 05/07/2018 12h12
MP denuncia motorista que provocou acidente fatal com VLT, em Maceió
Carro capota após colidir com VLT - Foto: Cortesia

O Ministério Público de Alagoas (MP/AL) ofereceu denúncia contra José de Arimathea Soares, acusado de causar colisão entre o carro Fiat Strada, de placa OXN-1329/AL, e um veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no dia 5 de março deste ano, na Avenida Walter Ananias, no bairro do Jaraguá, em Maceió. O acidente resultou em duas vítimas fatais e uma outra lesionada.

De acordo com o promotor de justiça Lucas Sachsida, autor da ação penal, as imagens anexadas às investigações ilustram com clareza a imprudência do condutor ao fazer uma conversão irregular.

A denúncia foi fundamentada num inquérito da Polícia Civil e em resultados de exames periciais que confirmaram ter  o motorista do veículo Strada praticado duplo homicídio culposo e também lesão corporal culposa em uma vítima.

“O condutor de veículo automotor deve, a todo o momento, reger a própria conduta, de forma que ela não constitua perigo para a segurança das pessoas e das coisas, o que faltou à parte ora denunciada, principalmente ao se considerar a transposição de linha férrea e o desrespeito capitular de sinalização de trânsito”, ressaltou o promotor Lucas Sachsida.

O condutor do veículo Strada foi denunciado nas penas dos artigos 302, por duas vezes, e 303 da Lei 9.504/97 que é o Código de Trânsito Brasileiro.

O caso

No dia 5 de março deste ano, José de Arimathea deslocou-se da cidade de Santana do Ipanema para trazer o sobrinho, J. E. S. F., ao médico. Após uma conversão proibida, ele causou um acidente entre o veículo que conduzia, o Fiat Strada, de placa OXN-1329/AL, e o VLT, vitimando fatalmente Daniella Lima Silva, e seu próprio sobrinho, provocando ainda ferimentos em Silvany Lima Ramalho.

Laudo pericial

Conforme as análises do Instituto de Criminalística (IC), “ocorreu uma colisão transversal, seguida de capotamento, tendo como causa determinante do evento a conversão à esquerda do veículo Strada, no ponto de via onde era obrigatório seguir em frente”.