Polícia

Preso é morto em tentativa de fuga do Presídio Cyridião Durval, em Maceió

Tiro foi disparado por agente. Detento foi socorrido ao HGE, mas não resistiu.

Por 7Segundos 08/07/2018 15h03
Preso é morto em tentativa de fuga do Presídio Cyridião Durval, em Maceió
José Silvanio de Freitas Silva foi morto com um tiro em tentativa de fuga do Presídio Cyridião Durval, em Maceió - Foto: Divulgação/ Sindapen

um preso foi morto durante uma tentativa de fuga do Presídio de Segurança Média Professor Cyridião Durval e Silva, na parte alta de Maceió, na madrugada deste domingo (8). A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), que diz que vai investigar o caso.

O detento foi identificado como José Silvanio de Freitas Silva, 34.

De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen-AL), ele foi atingido por um disparo de arma de fogo dado por um agente enquanto tentava fugir da unidade prisional. Não há informações sobre as circunstâncias da fuga ou do tiro.

Silva foi socorrido e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos.

Em nota, a Seris afirma que abriu um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar as circunstâncias do óbito do preso e que comunicou o fato à Vara de Execução Penal e à Polícia Civil, para que fossem tomadas as devidas providências no âmbito judiciário.

Veja abaixo a nota da Seris na íntegra:

NOTA OFICIAL

A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social informa que abriu um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar as circunstâncias do óbito do reeducando José Silvano de Freitas Silva durante tentativa de fuga do Presídio Cyridião Durval, situada no Complexo Prisional, na madrugada deste domingo (8).

Na intervenção o apenado ficou ferido, foi socorrido pela equipe médica da unidade e encaminhado para o Hospital Geral do Estado, vindo a óbito, posteriormente. O fato já foi comunicado para Polícia Civil e será informado para Vara de Execução Penal.

A Cela 02 do Módulo G6, onde José Silva cumpria pena, foi isolada. A Secretaria da Ressocialização está adotando todas as providências para garantir a assistência aos familiares de José Silvano de Freitas Silva.