Mundo

Quatro meninos são retirados de caverna na Tailândia no 2º dia de resgate

Cinco pessoas ainda permanecem na cavidade subterrânea, onde entraram no dia 23 de junho

Por G1 09/07/2018 11h11
Quatro meninos são retirados de caverna na Tailândia no 2º dia de resgate
Menino resgatado de caverna é transferido para helicóptero - Foto: Reuters/Athit Perawongmetha

Mais quatro meninos foram retirados da caverna Tham Luang, na Tailândia, subindo para oito o número de resgatados, na manhã desta segunda-feira (9), 2º dia das operações de salvamento, segundo a Marinha. Cinco pessoas ainda permanecem na cavidade subterrânea, onde entraram no dia 23 de junho.

Inicialmente, o governo tinha previsto a retirada de três meninos neste segundo dia de resgate, mas, com base no sucesso da operação do domingo, mais quatro foram trazidos à superfície nesta segunda. Os nomes dos resgatados não foram divulgados oficialmente. De acordo com a BBC, quatro meninos e o técnico ainda estão nas galerias subterrâneas.

Os trabalhos desta segunda foram retomados após mais de 10 horas de intervalo após o fim da primeira fase, porque era preciso repor o estoque de oxigênio da caverna.

A operação de resgate é bastante complexa e perigosa: as galerias subterrâneas estão completamente escuras. O grupo precisa atravessar um trecho inundado e depois percorrer outro com um relevo bastante acidentado. Alguns dos meninos não sabem nadar. Todos precisaram aprender técnicas de mergulho às pressas.

Bom estado de saúde

Como eles passaram um período de jejum forçado, as autoridades temiam o estado de saúde deles. Porém, os quatro primeiros resgatados chegaram à superfície em segurança e em bom estado de saúde.

Os resgatados foram levados para o hospital da província de Chiang Rai, que fica a cerca de 70 km da caverna, onde permanecem internados em quarentena para evitar possíveis infecções. As autoridades estudam liberar a visita dos pais, segundo a CNN. Os garotos estavam com fome e pediram para comer um prato à base de arroz.