Saúde

Hábitos saudáveis crescem, mas obesidade ainda preocupa em Maceió

Quase metade dos moradores está acima do peso e 19% deles são obesos

Por Paulo Marcello com agências 12/07/2018 14h02
Hábitos saudáveis crescem, mas obesidade ainda preocupa em Maceió
Quase metade dos moradores de Maceió está acima do peso - Foto: Divulgação

O Guia Alimentar do Ministério da Saúde aponta que quase metade dos moradores de Maceió está acima do peso e que 19% deles são obesos. O fato que pode ser considerado positivo é que desde 2016 esse número não mudou, mas em contrapartida a população da capital do Estado passou a ter hábitos de vida mais saudáveis.

Nos últimos dez anos, o consumo regular de frutas e hortaliças cresceu 9%, a prática de atividade física no tempo livre aumentou 111%. E ao mesmo tempo, o consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas caiu 58%. Mas essas mudanças ainda não foram suficientes. O alerta é da técnica da coordenação-geral de Alimentação e Nutrição, Simone Guadagnin.

“O sobrepeso e obesidade são os principais fatores de risco para outras doenças crônicas. O que eu posso citar aqui: o Diabetes, doenças do coração e alguns tipos de câncer. Apesar dessa mudança do hábito da população: o aumento da pratica atividade física, ter mudado um pouco o padrão alimentar, os níveis de obesidade e de excesso de peso ainda se mantém altos na população adulta e continua no padrão crescente entre jovens e crianças”, disse Simone.

Só entre jovens de 18 a 24 anos, o número de obesos cresceu 110% nos últimos dez anos. Por isso, é importante ficar atento a pequenas ações que, no futuro podem fazer a diferença. A diretora do Departamento de Vigilância de Doenças Crônicas do Ministério da Saúde, Fátima Marinho, dá algumas dicas.

“Aprender a preparar alguns alimentos rápidos usando comida fresca e tem várias receitas que você pode aprender a fazer e a gente retomar hábitos que o brasileiro tem perdido por exemplo feijão com arroz que é considerado uma comida saudável tem reduzido o consumo consegui colocar exercício físico em tudo que você faz, por estacionar o carro mais longe, andar mais e começar a adotar a prática do exercício físico que não é só ir para a academia, mas é principalmente colocar ele dentro da sua vida”, concluiu.

No Guia Alimentar do Ministério da Saúde, disponível gratuitamente para download na internet, a população encontra diversas orientações para manter uma alimentação saudável e saborosa. São dicas de preparo, receitas saudáveis e práticas, além de alertas sobre os alimentos ultraprocessados, que devem ser evitados já que, além da obesidade, podem provocar outras doenças, como diabetes e hipertensão.