Alagoas

Trabalhadores da Eletrobras e Chesf cruzam os braços contra privatização

Em Maceió, a categoria vai se reunir na sede da Eletrobras, no bairro do Farol

Por 7Segundos com assessoria 16/07/2018 12h12
Trabalhadores da Eletrobras e Chesf cruzam os braços contra privatização
Trabalhadores da Eletrobras e Chesf paralisam atividades nesta terça - Foto: Sindicato dos Urbanitários

Após assembleia realizada na última quinta-feira (12), trabalhadores da Eletrobras Distribuição Alagoas e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) decidiram paralisar as atividades por 24 horas nesta terça-feira (17). O protesto é contra a privatização do setor elétrico e ocorre em nível nacional. Em Maceió, a categoria vai se reunir, em protesto, na sede da Eletrobras, no bairro do Farol.

Segundo informações do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas, entidade que representa os trabalhadores da Eletrobras no Estado, caso o Leilão de Privatização das Distribuidoras da Eletrobras não seja suspenso, os trabalhadores irão deflagrar greve nos dias 25 e 26 deste mês.

"Durante os períodos de greve, serão mantidos os serviços essenciais à população, conforme determina a Lei nº 7.783/89", informou o sindicato.

Leilão

A Câmara dos Deputados aprovou  por 203 votos a 123, o texto-base do projeto que viabiliza a privatização das seis distribuidoras de energia controladas pela Eletrobras.

Concluída a análise do projeto, o texto seguirá para votação no Senado e, em seguida, para sanção, sanção parcial ou veto do presidente Michel Temer.

Serão privatizadas a Amazonas Energia; Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron); Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre); Companhia Energética de Alagoas (Ceal); Companhia de Energia do Piauí (Cepisa) e a Boa Vista Energia.